No contexto do cristianismo, Maria, a mãe de Jesus, desempenha um papel importante e significativo. 

Apesar de sabermos que Deus a escolheu para gerar e trazer ao mundo o Salvador, compreendemos também, que essa escolha ocasionou muitos problemas na vida dela naquele tempo.

Quando olhamos mais de perto, percebemos que não foi uma tarefa muito fácil, porque ela precisava separar o seu lado mãe para aceitar a vontade de Deus.

Para te ajudar a conhecer melhor, a importância de Maria, a mãe de Jesus no plano divino, continue lendo este artigo.

Aqui, vamos mostrar também quais são as referências bíblicas que justificam a veneração e o respeito por essa figura tão especial.

1. A anunciação e o nascimento de Jesus

O relato mais conhecido sobre Maria está no Evangelho de Lucas, no capítulo 1, onde o anjo Gabriel aparece a ela e a saúda como “cheia de graça” (Lucas 1:28). 

É neste momento que ele anuncia que ela conceberá e dará à luz um filho, o Filho de Deus, Jesus Cristo (Lucas 1:31-32). 

Percebemos que apesar das consequências de uma gravidez ainda solteira, ela foi  humilde e a submissão ao plano divino para sua vida. Conhecemos isso quando ela responde: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se comigo segundo a tua palavra” (Lucas 1:38).

2. A visitação e o cântico de louvor a Deus

Maria, após receber a notícia do anjo, vai à casa de sua parente Isabel, que também está grávida. Essa visita é conhecida como visitação (Lucas 1:39-56). 

Nesse momento, Isabel, cheia do Espírito Santo, reconhece a importância da criança que Maria carrega em seu ventre. 

Daí, Maria proclama um cântico de louvor a Deus, reconhecendo Sua bondade, misericórdia e justiça (Lucas 1:46-55). Essa passagem, portanto, revela a profunda que ele teve e sua compreensão da grandeza do plano divino.

3. O nascimento e a adoração dos magos

O nascimento de Jesus em Belém é outro episódio essencial para compreender a importância de Maria. Os evangelistas Mateus e Lucas, por exemplo, descrevem a chegada dos magos, que vieram adorar o recém-nascido “Rei dos Judeus”. 

Nesse contexto, a presença de Maria é fundamental, pois ela testemunha e guarda tudo em seu coração (Lucas 2:19). Assim, além de presenciar a visita dos magos, a situação reforça sua fé e aceitação do propósito divino.

4. A apresentação no templo e a profecia de Simeão

Havia um conforme o costume judaico, de apresentar a criança no Templo de Jerusalém quando tinha quarenta dias de vida, e os pais de Jesus cumpriram essa tradição.

É nesse momento que Simeão toma Jesus em seus braços e profetiza sobre Ele. (Lucas 2:25-35). 

Assim, Simeão declara que Jesus é “luz para revelação aos gentios” e uma “glória para o povo de Israel” (Lucas 2:32). Ao se dirigir a Maria, a mãe de Jesus, ele afirma que o menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição. Mais uma vez, ela ouve confirmações do destino do filho como o Salvador do mundo.

5. A participação nas bodas de Caná

Um dos eventos que mais conhecemos que envolve Maria é a transformação da água em vinho durante as bodas de Caná (João 2:1-11). 

Embora Jesus inicialmente indique que “sua hora ainda não chegou”, ela incentiva os servos a fazerem tudo o que Jesus lhes disser. Essa passagem revela a intercessão dela e sua confiança no poder de seu Filho. A partir desse milagre, seus discípulos começaram a crer nele (João 2:11).

Esses cinco pontos são os mais importantes para nos mostrar Maria, a mãe de Jesus, como alguém que se submeteu à vontade de Deus.

Aprendemos com essa mulher humildade, submissão e devoção a Deus, a nos dispor a entregar as nossas vidas nas mãos de Dele. 

Para facilitar, te convidamos a explorar as referências bíblicas que justificam a importância de Maria no plano divino.

Esperamos que com essas informações, reúna informações, força, coragem e confiança para aceitar os propósitos do Senhor para sua vida.

Leia este outro artigo e entenda como a perseverança de Jó pode nos ensinar a confiar em Deus em meio às adversidades!

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.