O papel da mulher na história da humanidade, vai além da função de perpetuar a espécie, ela também contribuiu com sua força de caráter e habilidades nessa construção. Para exemplificar, separamos oito mulheres fortes na Bíblia que nos deixaram um legado inspirador que ecoa até os dias de hoje. 

Suas histórias não apenas ilustram a força e a coragem femininas, mas também revelam o impacto significativo de suas ações na história bíblica. 

Para conhecê-las continue lendo este artigo e confira como suas vidas e ações moldaram o curso dos eventos.

Conheça as mulheres fortes na Bíblia, as heroínas da fé

Para mostrar essas personagens bíblicas femininas e suas características, selecionamos uma cronologia histórica. Dessa maneira, você conseguirá conhecê-las desde o Velho ao  Novo Testamento. Confira!

1. Eva

A primeira mulher criada por Deus, Eva foi uma figura central na história da humanidade. Sua escolha de desobedecer a Deus no Jardim do Éden trouxe consequências para toda a humanidade. Apesar disso, sua história nos ensina sobre a importância da responsabilidade e do arrependimento. (Gênesis 2:18-25; Gênesis 3:1-24)

2. Sara

A esposa de Abraão foi uma mulher de fé. Embora tenha enfrentado desafios e até duvidando das promessas de Deus, ela acabou dando à luz a Isaque na velhice. Por isso, sua história nos ensina sobre a paciência e a confiança em Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis. (Gênesis 18:9-15; Gênesis 21:1-7)

3. Miriã

A irmã de Moisés desempenhou um papel primordial na libertação do povo de Israel do Egito. Isso porque, além de salvar o irmão da morte quando era bebê, ela foi uma líder que guiou as mulheres na adoração a Deus

Portanto, essa personagem que faz parte das mulheres fortes na Bíblia, nos mostra a importância de louvar e adorar a Deus em nossas vidas. (Êxodo 15:20-21; Números 12:1-15)

4. Débora

Faz parte do grupo de heroínas da fé na bíblia, ela foi juíza e profetisa, liderou o povo de Israel em uma época de opressão. 

Devido a sua coragem e sabedoria, ela comandou exércitos e tomou decisões justas. Por isso, a história de Débora destaca a importância da liderança feminina e da busca pela justiça. (Juízes 4:4-24; Juízes 5:1-31)

5. Rute

Essa foi uma mulher moabita que escolheu permanecer ao lado de sua sogra, Noemi, mesmo depois de ficar viúva. 

Por isso, pode fazer parte das mulheres fortes na Bíblia. Afinal, sua dedicação e compromisso resultaram em bênçãos abundantes, levando-a a se tornar uma ancestral do Rei Davi e, posteriormente, de Jesus. 

Assim, a história de Rute nos ensina sobre lealdade, generosidade e confiança em Deus. (Rute 1:1-22; Rute 4:13-22)

6. Ester

Ester era uma jovem judia que se tornou rainha da Pérsia e salvou seu povo do extermínio. Assim, sua coragem ao se posicionar contra o decreto do rei Assuero é um exemplo poderoso de como uma mulher pode influenciar o destino de uma nação. 

Daí, sua história se destaca mostrando a importância de assumir riscos e lutar por justiça. (Ester 2:5-18; Ester 4:10-17; Ester 7:1-10)

7. Maria, mãe de Jesus

Maria foi escolhida por Deus para dar à luz o Salvador do mundo. Assim, mediante sua obediência e humildade diante dessa tarefa extraordinária são um exemplo para todos nós. 

A partir daí, a vida e exemplo dela nos ensina sobre confiança em Deus e disposição para cumprir o propósito divino, mesmo em meio às adversidades. (Lucas 1:26-38; Lucas 2:1-20)

8. Maria Madalena

Por fim, temos como exemplo de mulheres fortes na Bíblia, uma das seguidoras mais fiéis de Jesus, Maria Madalena, que testemunhou a crucificação, a ressurreição e foi a primeira a ver Jesus ressuscitado. 

Ela é um exemplo de fé inabalável e amor dedicado a Jesus. Sua história nos ensina sobre o poder transformador do encontro pessoal com Cristo. (Mateus 27:55-56; Mateus 28:1-10; João 20:11-18)

Essas oito mulheres fortes na Bíblia têm histórias que transcendem o tempo e continuam a inspirar homens e mulheres até hoje. 

Por isso, suas vidas são um testemunho do poder de Deus agindo por meio de indivíduos dispostos a segui-Lo. 

Esperamos que essas heroínas da fé na bíblia te inspirem a compartilhar este artigo com outras mulheres para inspirá-las a permanecer na presença de Deus.

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.