Conheça as principais lições de fé da vida de Noé que podemos extrair para aumentar a nossa confiança em Deus.

No livro de Gênesis encontramos a história de Noé, trata-se de uma narrativa inspiradora que nos ensina lições valiosas sobre fé em Deus. 

Podemos aprender por meio da história de herói da fé a melhorar o nosso relacionamento com o Criador tanto para conhecer a sua vontade quanto para desenvolver uma fé inabalável.

Isso porque ao ler este relato entendemos que Noé não olhou as circunstâncias ou a improbidade de uma chuva, ele apenas confiou na voz que o guiava e construiu a arca.

Por isso, separamos neste artigo cinco lições de fé da vida de Noé que podem nos ajudar a ser mais confiantes. Continue lendo para saber quais são elas, confira!

1. Obedecer a Deus mesmo em meio à incredulidade

Deus instruiu Noé a construir uma arca gigantesca. Todavia, naquele tempo ninguém havia presenciado chuva ou enchentes. Apesar dessa improbabilidade, a sua obediência foi exemplar, pois as pessoas ao seu redor não acreditavam que haveria alguma utilidade para uma embarcação tão grande.

Essa história, nos revela a importância de confiar nas promessas de Deus, mesmo quando tudo parece impossível. A fé de Noé o motivou a agir conforme a vontade divina. (Gênesis 6:22):

2. Caminhar com Deus em meio à corrupção

Entre as lições de fá da vida de Noé, podemos aprender com a descrição que faz dele, ou seja, as Escrituras o apresentam como um homem justo e íntegro em uma geração corrompida. 

Por isso, sua fé profunda em Deus permitiu que ele permanecesse firme em seus princípios morais e espirituais, mesmo quando a sociedade ao seu redor mergulhava no pecado. 

Daí, aprendemos que, mesmo em um mundo cheio de influências negativas, nossa fé deve nos ajudar a viver de maneira justa e agradável a Deus. (Gênesis 6:9)

3. Esperar pacientemente nas promessas de Deus

Percebemos que Noé era um homem muito paciente. Primeiro, desde a promessa do dilúvio até seu cumprimento, esperou cerca de cem anos. (Gênesis 5:32; 7:6 e 7:11)

Depois, ele passou mais de um ano na arca, porém, aguardou pacientemente até que Deus o chamou para sair. 

Aprendemos com essa espera o quanto Noé era um homem confiante e perseverante, pois ainda que a resposta demora, ele espera.

Essa é mais uma das lições de fé da vida de Noé que nos ensina sobre que a fé verdadeira nos ajuda a esperar o tempo de Deus, confiando que Ele cumprirá Suas promessas no momento adequado. (Gênesis 8:13-22)

4. Ser um exemplo de fé para a próxima geração

Após o Dilúvio, Deus estabeleceu uma aliança com Noé e suas descendências. Por isso, ele se tornou um exemplo de fé para seus filhos e futuras gerações. 

Entendemos assim, que Deus nos chamou para ser modelos de fé para nossos filhos e para aqueles que nos cercam, inspirando-os a confiar em Deus e a viver uma vida de obediência. (Gênesis 9:8-17)

5. Acreditar na provisão de Deus, mesmo quando não compreendemos

Por fim, aprendemos que Noé confiou na provisão de Deus durante a inundação. Essa, talvez, seja uma das lições mais importantes da vida de Noé, porque nos inspira a entender que o Senhor nos preserve, assim, como o preservou juntamente com sua família e os animais na arca. 

Essa fé nos desafia a confiar na provisão de Deus, mesmo quando os caminhos à nossa frente são incertos e desconhecidos. (Gênesis 8:1)

As lições da vida de Noé, portanto, nos inspira a confiar nas instruções e promessas de Deus. Além disso, aprendemos a não olhar para as circunstâncias, muito menos para as pessoas que duvidam de nossa fé e competência.

Compreendemos que a preservação dos nossos familiares depende da nossa firmeza e confiança de que Deus os guardará. 

Esperamos que este artigo te ajude a aplicar essas lições de fé para se preservar em sua jornada espiritual, crendo que Deus suprirá as suas necessidades e te instruirá para enfrentar todos os desafios que se apresentarem.

Leia também: História de Agar: Lições de Providência Divina, Obediência e Misericórdia

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.