Muitas vezes não podemos fugir das adversidades que podem abalar nossa confiança em Deus. Nesse sentido, podemos aprender lições valiosas com a perseverança de Jó.

Podemos aprender com ele, por exemplo, a ter paciência e fidelidade diante de grandes provações. Além disso, podemos aprender a ser resilientes independentemente das circunstâncias ao nosso redor. 

Como algumas vezes não temos apoio dos que nos cercam, aprender as lições de perseverança no livro de Jó, pode ser a melhor saída para nos ajudar.

Por isso, comentaremos neste artigo, este artigo, algumas das lições que aprendemos com Jó, que constam neste livro. Confira!

A confiança em Deus mesmo em meio à perda 

Logo no início do livro com o mesmo nome do nosso personagem, testemunhamos a perda repentina e devastadora que Jó sofreu, perdendo seus bens e seus filhos. 

No entanto, em vez de se revoltar ou abandonar sua fé, Jó se prostrou em adoração e declarou: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR.” (Jó 1:21). 

Logo, a confiança de Jó em Deus permanece inabalável, mesmo em meio à adversidade extrema. (Jó 1:20-22)

A importância de manter a integridade 

No livro de Jó, encontramos que ele foi acometido de chagas dolorosas. Já havia perdido tudo, filhos, bens e por fim, a saúde. 

Neste cenário de grande desespero, sua esposa, por certo, fica muito angustiada também; afinal, perder dez filhos de uma vez, não é uma experiência fácil para uma mãe. Enfim, no seu desespero, ela sugere ao marido que ele amaldiçoasse a Deus e morresse.

Ainda assim, Jó respondeu com palavras sábias, mostrando sua integridade e confiança em Deus: 

“Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal?  Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2:10). 

Assim, com a perseverança de Jó em manter sua integridade aprendemos a confiar em Deus, mesmo quando somos tentados a duvidar. (Jó 2:9-10)

O papel da humildade perante a grandiosidade de Deus

Ao longo da narrativa bíblica, vemos Jó buscando respostas para suas aflições e questionando a Deus. No entanto, quando Deus responde a Jó, Ele o lembra de Sua grandeza e da limitação do entendimento humano. 

Em Jó 38:1-3, por exemplo, Deus pergunta a Jó: “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência”. 

Portanto, essa resposta que reflete a grandiosidade de Deus nos ensina a confiar Nele mesmo quando não compreendemos completamente os seus caminhos.  (Jó 38:1-3)

O poder da oração e da busca por Deus 

Após passar por diversas provações, Jó encontra restauração e bênçãos multiplicadas por Deus. O final do livro conta que ele orou por seus amigos e Deus o restabeleceu em dobro tudo o que ele havia perdido. 

Essa lição nos mostra a importância de buscar a Deus em oração, confiando em Sua fidelidade e capacidade de transformar nossas circunstâncias mais difíceis. (Jó 42:10-17)

Conclusão

Essa história nos traz muitos ensinamentos sobre a perseverança de Jó. Por isso, ela nos ajuda a ser mais confiante em Deus durante as nossas provações.

Nós precisamos lembrar desse livro sempre que os desafios parecem que vão ultrapassar os nossos limites. Isso porque ela tem o poder de nos ajudar a manter a nossa integridade e ter fé de que o Senhor virá ao nosso encontro e responderá a nossa oração.

Por fim, esse relato nos ajuda a reconhecer a grandiosidade de Deus e a buscar Sua presença por meio da oração. Logo, ao aplicar essas lições em nossa própria jornada de fé, podemos encontrar esperança e força para confiar plenamente em Deus, sabendo que Ele é fiel e soberano em todas as coisas.

Com este artigo você compreendeu quais as lições que aprendemos com esse personagem bíblico.

Além disso, viu a importância de cultivar a perseverança de Jó para vencer as adversidades da vida.
Leia também: quais são as virtudes de José que o tornaram um exemplo de integridade?

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.