Conheça dez personagens femininas da Bíblia e o legado que elas deixaram para nos inspirar e instruir no serviço a Deus.

Como a Bíblia é um livro sagrado com uma rica variedade de histórias e personagens, cada um deles pode nos mostrar como podemos servir a Deus melhor. 

Com essa finalidade, separamos personagens femininas na Bíblia para conhecermos suas contribuições significativas para a fé e a história. 

Então, acompanhe-nos nesta leitura e conheça as mulheres da Bíblia que fizeram história.

1. Eva – A Primeira Mulher

Começamos nossa lista com Eva, a primeira mulher na Terra. Ela aparece no livro de Gênesis como tirada da costela de Adão e por sua participação na queda da humanidade ao desobedecer a Deus.

Apesar de sua falha, ela também representa a mãe de toda a humanidade e a esperança de redenção futura.

2. Sara – A Matriarca da Fé

Conhecemos Sara, esposa de Abraão, por sua fé e paciência ao esperar pelo cumprimento das promessas de Deus. Essa personagem deu à luz Isaac em uma idade avançada, por isso, é um exemplo de fé. (Hebreus 11:11) 

3. Raquel – O Amor e a Lealdade

Raquel também é uma das personagens femininas da bíblia que se destaca por sua beleza e amor por Jacó. (Gênesis 29:16-30)

Apesar dos desafios e rivalidades, ela permaneceu leal a seu amado. Por esse motivo, sua história nos ensina sobre o poder do amor verdadeiro e a importância de permanecer fiel mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

4. Miriã – A Profetisa

O nome dessa personagem bíblica aparece pela primeira vez, quando o faraó tinha ordenado a morte de todos os meninos do povo hebreu. Naquele momento, ela foi responsável por acompanhar o cesto para ver o que aconteceria ao irmão. 

Mais tarde, no Êxodo, como irmã de Moisés, ela liderou as mulheres em cânticos de louvores e dança, quando eles atravessaram o mar vermelho. Êxodo 15:20-21 

5. Débora – A Juíza

Débora foi uma juíza influente em Israel, seu nome aparece no livro de Juízes. Apesar de não sabermos muito sobre ela, a Bíblia a destaca por sua coragem e sabedoria para conduzir o povo.

Com ela aprendemos a importância de seguir a orientação de Deus em todas as áreas da vida e servir como um exemplo poderoso de liderança feminina.

6. Rute – A Estrangeira Virtuosa

Rute é outro exemplo que faz parte das personagens femininas; sua história está no livro com o seu nome. Essa moabita, no entanto, entrou para a história devido a sua fidelidade a Noemi, sua sogra. 

Essa mulher nos serve de inspiração pela sua bondade, humildade e coragem. O resultado desse empenho veio ao se tornar parte da linhagem do rei Davi e, posteriormente, de Jesus Cristo. 

7. Ester – A Rainha Corajosa

Ester é mais um exemplo de acontecimentos improváveis que mostram que Deus não tem limite para operar. Isso porque como judia, ela não poderia se tornar uma rainha persa, mas foi exatamente onde o Senhor a colocou.

Quando o seu povo estava para ser exterminado, ela precisou se apresentar perante o rei, seu marido. Porém, quem se apresentasse sem ele chamar, morreria. Ela, portanto, violou essa regra e ainda assim, permaneceu viva.

Por esse motivo, a história de Ester nos ensina a importância de assumir uma posição corajosa e confiar na providência divina.

8. Maria – A Mãe de Jesus

Nesta lista, temos também, Maria a mãe de Jesus, que recebeu essa missão da parte de Deus, ainda jovem. Por esse motivo, é uma das figuras mais conhecidas e reverenciadas na Bíblia. 

Portanto, seu papel fundamental na história da redenção e seu exemplo continua a inspirar milhões de pessoas ao redor do mundo.

9. Maria Madalena – A Discípula Devota

Encontramos a história dessa mulher na Bíblia devido a sua restauração, amor e devoção a Jesus. Por isso, Maria Madalena nos ensina sobre a importância do arrependimento, da fé e da busca pela verdade.

10. Priscila – A Cooperadora

Por fim, temos uma das personagens femininas na Bíblia que se destacou como colaboradora na propagação do evangelho. Ela foi uma mulher sábia e instruída nas Escrituras e com seu marido, Áquila, são elogiados por Paulo.

Assim, a história de Priscila nos mostra que homens e mulheres podem trabalhar juntos na expansão do Reino de Deus.
Leia também: mulheres fortes na Bíblia e como suas ações impactaram a história

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.