Moisés é um exemplo de humildade e de liderança. Você sabe porque podemos fazer essa afirmação?

Ou, já observou que nunca houve na história da humanidade tanta necessidade de bons líderes, seja na família, na igreja e no trabalho?

Mas como podemos nos tornar bons líderes, se não encontramos boas referências em nosso mundo atual?

Neste artigo vamos conhecer como ele se tornou é um dos personagens mais emblemáticos e influentes da Bíblia. Aprenderemos com sua história cheia de eventos surpreendentes, mas que não permitiu que ele perdesse sua essência, isto é, a sua humildade.

Continue lendo para conhecer como a humildade deste herói da fé o conduziu em sua jornada e como podemos aplicar esses princípios em nossa própria vida.

Por que Moisés foi um grande líder?

O primeiro ponto que podemos aprender com a liderança de Moisés foi o seu reconhecimento que existia alguém superior a ele. Percebemos isso, desde o início, quando ele se curvou diante da presença divina na sarça ardente. 

Em Êxodo 3:5, por exemplo, diz que ele removeu as sandálias como sinal de reverência. Devemos lembrar que Moisés neste tempo, era um homem importante, apesar dos seus conflitos, ele era o filho da filha de faraó.

Ainda assim, seu coração era humilde e reconhecia a sua limitação humana, por isso, conseguiu ouvir a voz de Deus que o chamava para uma missão importante.

Aprendemos assim, que um bom líder preserva a sua humildade diante de Deus.

A humildade na liderança

Apesar de ter sido escolhido por Deus para liderar o povo de Israel, Moisés nunca se considerou superior aos outros. No capítulo 4:10-16, por exemplo, lemos que ele aceitou a ajuda do irmão para se apresentar diante do faraó. Na verdade, como ele mesmo se queixou a Deus que tinha a língua pesada, mostrou que conhecia a sua limitação.

Isso nos mostra que ele entendia que o sucesso de sua liderança dependia não apenas de suas habilidades, mas também da colaboração e apoio de outros.

O comportamento de Moisés diante das murmurações

A trajetória pelo deserto foi muito árdua, por isso, o povo de Israel frequentemente murmurava e se queixava.

Apesar de muitas vezes ele poder reagir com raiva e frustração, ele se manteve humilde buscando resposta e o favor de Deus.

Houve um momento que precisou interceder em favor do povo diante de Deus e buscou soluções pacíficas para acalmar as revoltas (Êxodo 17:4-6). 

A única vez que agiu por impulso, lhe custou o direito de entrar na terra prometida. Mesmo assim, continuou na presença de Deus sem perder de vista o propósito de sua missão.

Uma atitude diante mediante a desobediência do povo

Em Êxodo 32: 19-24, conta que o povo de Israel se voltou contra Deus e adorou um bezerro de ouro. Nesse momento, ele se irou, ainda assim, não permitiu que o orgulho obscurecesse seu julgamento diante de Deus.

Assim, ele quebrou as tábuas contendo os Dez Mandamentos como sinal de desaprovação, buscando a reconciliação entre Deus e o povo. Em seguida, mandou matar os idólatras. 

Aprendemos assim, que nem sempre humildade significa inércia diante do erro, é necessário, portanto, sabedoria para eliminar o mal pela raiz, mantendo a ordem divina.

Um líder que tinha um testemunho de fé

Durante todo o seu tempo como líder, desde que recebeu a missão de tirar o povo do Egito, Moisés também foi evidente em sua comunhão com Deus. Em Números 12: 3, inclusive, ele era descrito como o homem mais humilde da terra, pois mantinha sua intimidade com o Senhor em todo o tempo. (Êxodo 33:11). 

No entanto, essa proximidade só foi possível porque ele reconhecia sua dependência total do Criador e colocava Sua vontade acima da sua própria.

Esses foram os motivos que tornaram Moisés um grande líder e até hoje, o povo de Israel o admira. Esse reconhecimento vem de sua capacidade de colocar Deus na frente de todas as suas decisões, fossem elas boas ou não.

Além disso, aprendemos que ele não duvidava do poder de Deus, apenas se mantinha confiante e seguindo as suas instruções. Aliás, esse é o exemplo que a maioria de nós tem dificuldade de seguir, o de reconhecer nossos limites e nos manter em humildade reconhecendo que o Senhor sabe de tudo.
Continue aprendendo sobre ser humilde neste artigo sobre a perseverança de Jó.

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.