Nos evangelhos, Jesus compara o Reino de Deus a algo muito precioso. Por isso, quando ele conta a parábola do tesouro escondido, as pessoas conseguem imaginar o quanto a salvação é valiosa.

Nesse ensino, ele mostra que este reino possui um valor inestimável pela sua capacidade de causar profundas transformações em nossas vidas.

Assim, devemos compreender o que essa significativa história nos revela sobre o reino de Deus e a importância de buscá-lo. 

Por isso, neste artigo, vamos conversar sobre o significado da palavra “tesouro” na Bíblia, aprender com a parábola do tesouro escondido e extrair quatro lições valiosas dessa história.

Por que é importante conhecer a parábola do tesouro escondido?

Quando Jesus propôs essa metáfora, a sociedade estava passando por um período de grande agitação e incerteza. As pessoas ansiavam por libertação e esperavam ansiosamente pela vinda do Messias prometido nas Escrituras. 

Apesar de vivermos em outro contexto histórico e temporal, ainda hoje, ficamos ansiosos quando algo não vai bem ou sofremos opressão. Isso porque na nossa natureza humana, esperamos alguma libertação daquilo que nos aflige na terra.

Inclusive, muitas vezes, mesmo com a disponibilidade dos ensinamentos bíblicos que temos, ficamos tristes e desanimados porque a solução não chega.

Daí, a importância da parábola do tesouro escondido para os nossos dias. Afinal, a promessa de Deus vai além das nossas necessidades e expectativas humanas. 

Essa história, portanto, nos serve de alento, porque nos oferece esperança, fortaleza e orientação divina.

O Significado da Palavra “Tesouro” na Bíblia

Antes de apresentarmos o que podemos aprender com a parábola do tesouro escondido, precisamos entender melhor o que significa a palavra “tesouro” na Bíblia.

Sabemos que esse termo é frequentemente associado a algo de grande valor, riqueza ou importância. Porém, no contexto espiritual, essa palavra se refere a algo precioso que está oculto, ao mesmo tempo que é algo de valor que está disponível para ser descoberto. Em Mateus 13:44, por exemplo, Jesus disse:

 “O reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.” 

Assim, nessa passagem, compreendemos que o reino de Deus é um local que contém um tesouro supremo. Porém, não devemos nos contentar com apenas uma parte dele, mas com toda a realidade espiritual que ele traz consigo como alegria, propósito e plenitude.

Conheça 4 lições da Parábola do tesouro escondido

1. A busca pelo Reino de Deus deve ser prioridade para nós

A primeira lição é um despertamento para a prioridade em buscar pelo reino de Deus, isto é, ele deve ser a nossa prioridade existencial. 

Por isso, essa história nos mostra, claramente, que devemos direcionar nossa atenção, tempo e recursos para conhecer e viver conforme os princípios que Deus determinou.

Para isso, devemos seguir o exemplo do homem da história que vendeu tudo o que tinha para adquirir o campo com o tesouro. (Mateus 6:33)

Em outras palavras, devemos estar dispostos a abrir mão de tudo o que pode nos impedir de alcançá-lo.

2. Descobrir o Reino de Deus traz uma nova vida em Cristo

A parábola nos conta que quando o homem encontrou o tesouro que estava escondido, ele se alegrou grandemente.

Para nós, será da mesma maneira, quando nos entregarmos e descobrirmos a felicidade de viver acompanhado pelo Espírito Santo de Deus com a sua presença.

A partir dessa descoberta, sentiremos a libertação, o perdão, a cura e o que é viver uma vida com propósito. Nessa nova comunhão, portanto, desfrutaremos de uma vida abundante em Cristo (João 10:10).

3. A busca pelo Reino de Deus exige sacrifício

Jesus em outro momento nos diz que devemos nos esforçar para entrar pela porta estreita. Essa história, portanto, reforça exatamente isso, que precisaremos nos sacrificar para conquistar o reino de Deus.

Assim, devemos estar conscientes da necessidade de renunciar às nossas vontades, desejos egoístas e o pecado. Buscando, dessa maneira, servir a Deus em todas as áreas de nossa vida (Lucas 9:23).

4. A salvação é para todos

Por fim, aprendemos que a salvação não está limitada a um grupo de pessoas, pelo contrário, os ensinamentos de Jesus abrangem toda a humanidade. 

Assim, não importa onde a pessoa esteja ou em que situação. Esse tesouro, que ainda está oculto para alguns, pode se revelar a qualquer um que o busque com sinceridade de coração.

(Romanos 10:12-13).

A parábola do tesouro escondido, portanto, nos convida a buscar o reino de Deus com diligência e a valorizá-lo como um tesouro supremo. Além disso, nos incentiva por meio de nossas orações a pedir que todos à nossa volta se despertem para buscar essa joia de valor, a qual é o reino de Deus.
Bom, após essa leitura, certamente precisa de reforço para continuar a sua busca, para isso leia a parábola das dez virgens: significado e cinco lições sobre vigilância.

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.