WhatsApp

Você já leu em primeira aos Coríntios 1:27 que “Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para envergonhar os fortes”.  Para te mostrar exemplos dessa escolha, separamos aqui cinco personagens bíblicos que a graça de Deus transformou sua fraqueza.

Neste artigo, apresentaremos cinco personagens que suas histórias nos ensinam sobre a graça transformadora de Deus. Assim, podemos utilizar suas lições de vida para nos ajudar a superar nossas próprias fraquezas.

1. Moisés – A fraqueza da ira e da fala 

Existem três momentos da vida de Moisés que servem para mostrar como Deus capacita os fracos apesar de suas características e limitações. São elas:

  • Quando Moisés diz que não poderia falar na presença de faraó porque era pesado de boca e de língua, isto é, tinha dificuldade de falar. 4:10-17
  • O momento em que ele se irou e matou um egípcio. (Êxodo 2:11-12)
  • O momento que tocou na rocha com raiva. (Números 20:2-13)

Apesar das circunstâncias que afligiam esse personagem, o Senhor esperava dele que confiasse e não se deixasse levar pelas condutas humanas.

No entanto, podemos aprender com a história desse personagem que a graça de Deus veio para melhorar as nossas imperfeições. Percebemos assim que um homem que seria rejeitado por suas obras e deficiências, foi escolhido para liderar o povo de Israel.

Assim, para resolver o problema da fala Deus ordenou que o irmão de Moisés, Arão, falasse por ele. (Êxodo 4: 14). Observe que nos versículos anteriores o Senhor sugeriu que poderia libertá-lo, mas nosso herói, não confiou.  

Quanto a sua característica de se irar, em Números 12:3, está escrito: “Ora, o homem Moisés era mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a face da terra.”

Isso nos mostra como Deus tira o melhor de nós quando nos dispomos a fazer sua vontade.

2. Davi – A fraqueza da imoralidade 

Apesar de Davi ser um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14), ele caiu em tentação e cometeu adultério com Bate-Seba. Como se não bastasse, armou um jeito de matar o marido dela. 

O seu pecado, no entanto, trouxe muitas consequências para o reino e para sua vida, mas quando profeta Natã o confrontou ele reconheceu o seu erro.

Assim, apesar de sua fraqueza moral, Davi se arrependeu sinceramente e Deus o perdoou e o restaurou, demonstrando que Sua graça transformadora pode trazer perdão e renovar vidas, mesmo diante de grandes falhas. (2 Samuel 11-12)

3. Pedro – A fraqueza da negação 

Pedro era um dos discípulos mais próximos de Jesus, mesmo assim, negou conhecê-lo três vezes durante o julgamento de Jesus. 

Apesar disso, Jesus não o abandonou e o procurou após Sua ressurreição, mostrando que o perdoou e restaurou a sua fé.

Aprendemos assim que, a graça transformadora de Deus é capaz de nos levantar quando caímos nos capacitar para um serviço renovado. (Lucas 22:54-62)

4. Paulo – A fraqueza da perseguição 

Sabemos que Paulo perseguia ferozmente os seguidores de Jesus, antes da sua conversão. No entanto, sua vida mudou quando ele se encontrou com o próprio Cristo.

Nesse contexto, percebemos que Deus usou sua fraqueza anterior para demonstrar Sua graça transformadora, tornando-o um dos maiores apóstolos e escritores do Novo Testamento. 

Com essa história, aprendemos que a graça de Deus pode transformar até mesmo aqueles que parecem estar além do alcance da redenção. (Atos 9:1-22)

5. Maria Madalena – A fraqueza da possessão demoníaca 

O Senhor Jesus libertou Maria Madalena de sete demônios. Sua história é para nós um testemunho poderoso de como a graça de Deus pode libertar pessoas do domínio do mal. 

Maria Madalena se tornou uma discípula fiel de Jesus e testemunhou Sua crucificação, ressurreição e proclamou a boa nova do evangelho. 

Sua transformação mostra que não há fraqueza ou pecado que esteja além do alcance da graça redentora de Deus. (Lucas 8:2)

Por esses testemunhos bíblicos aprendemos que as fraquezas humanas podem se tornar oportunidades para a manifestação do poder, amor e misericórdia divina.

Aprendemos, portanto, que ele capacita os fracos, perdoa os pecadores, restaura os caídos e transforma vidas. 

Agora que conhece o poder redentor da graça de Deus, compartilhe este artigo para ajudar outras pessoas que precisam dessa mesma redenção.

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.