O que podemos aprender com a história de rute? É sobre isso que vamos conversar neste artigo. Aqui, mostraremos quais são as cinco características de Rute, uma estrangeira que se tornou ancestral de Jesus.

Entender qual era o perfil de Rute é uma maneira de nos ajudar a desenvolver características que nos aproximem da vontade de Deus.

Aliás, a Bíblia está repleta de personagens que nos servem de inspiração tanto para nos livrar do mal quanto para nos fortalecer. Uma dessas figuras é Rute, uma mulher moabita que se tornou ancestral de Jesus Cristo. 

Embora Rute tenha vivido há séculos, suas características notáveis e seu perfil único nos inspiram até hoje. Por isso, hoje, conheceremos as cinco características de Rute que a distinguem como uma mulher de fé e coragem, além de examinar o que podemos aprender com sua história.

1. Capacidade de romper com o passado em busca do futuro

No primeiro capítulo versículo 16, encontramos: “Não me instes para que te abandone e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus”

Nessa fala, Rute demonstrou que estava disposta a deixar suas raízes, cultura e povo e seguir para um lugar desconhecido e hostil para ela.  No contexto bíblico, ela demonstrou profunda lealdade à sua sogra, mas também, capacidade de romper com o passado.

2. Decisão, perseverança e humildade

Apesar da insistência de Noemi para que Rute voltasse para sua terra, ela permaneceu firme na sua decisão. Demonstrou, além disso, perseverança e humildade quando foi trabalhar nos campos de cevada pertencentes a Boaz, parente próximo de Noemi. 

Aqui, ela aceitou humildemente sua condição de estrangeira e dedicou-se ao trabalho árduo. Daí com sua atitude de submissão e prontidão para aprender e servir, Deus a recompensou.

3. Respeito a orientação dos mais velhos

Rute demonstrou não só coragem ao seguir o conselho de sua sogra, ela também mostrou que respeitava a orientação de pessoas mais velhas Assim, ao agir conforme a tradição cultural para garantir a redenção, ela se aproximou de Boaz durante a colheita para descobrir se ele estaria disposto a se tornar seu redentor. (Rute 3: 1-18)

Essa ação, no entanto, revelou uma das características de Rute que precisamos praticar: coragem e determinação para buscar conhecer a vontade de Deus.

4. Não permitir que seu passado definisse seu futuro

Devemos lembrar que os moabitas eram parentes distantes dos israelitas, pois eram descendentes de Ló, sobrinho de Abraão. Apesar disso, eles não serviam ao Senhor, portanto cultuavam a outros deuses.

Quando Rute decidiu acompanhar Noemi, ela precisou abandonar seu povo e seus costumes, podemos conferir isso no capítulo 1: 16 quando ela diz: “o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus”. 

Assim, entendemos que ela estava disposta a esquecer o seu passado, não permitiu com isso, que ele definisse seu futuro. Na verdade, houve uma conversão no coração e costumes de Rute a ponto de Boaz a tomar por esposa.

5. Coragem é uma das maiores características de Rute

Essa mulher conseguiu abraçar seu propósito mesmo que ninguém a apoiasse. Fazendo uma leitura superficial, parece que a vida de Rute foi fácil, mas essa não é a realidade quando se analisa um pouco mais.

Não sabemos, por exemplo, quanto tempo sua sogra demorou para aceitar a decisão de sua nora. Daí, foi necessária muita coragem para não se desencorajar de seu propósito.

Além disso, era preciso muita coragem para ir para o campo, sendo uma mulher jovem e estrangeira. Se deitar nos pés de um homem, o dono dos campos de trigo, sem ser vista, foi uma atitude bastante corajosa.

Pelo desfecho da história, podemos conferir que foram essas características de Rute que a fez vitoriosa e a colocou na ancestralidade de Jesus.

Que a história de Rute seja um lembrete constante de que, independentemente de nossas origens ou desafios, podemos encontrar significado e sucesso quando buscamos a Deus com sinceridade e vivemos de acordo com Seus princípios.

Leia também: 7 orações para quando se sentir perdido na vida.

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.