Conheça doze personagens do Antigo Testamento que foram instrumentos de Deus. Essa informação é importante para quem precisa de inspiração e lições de fé, coragem e determinação.

Deus sempre usou do ser humano para cumprir seus planos divinos. Por esse motivo, devemos ler a Bíblia para encontrar pessoas que no passado também enfrentaram desafios e venceram.

Para te ajudar, separamos neste artigo doze desses personagens e suas contribuições, você encontrará também a referência bíblica, assim, poderá ler a sua história e aprender mais.

1. Abraão 

Um dos primeiros personagens do Antigo Testamento foi Abraão Ele é conhecido como o “Pai da Fé“, Deus o mandou deixar sua terra e seguir para um lugar que Ele mostrasse. 

Nesse sentido, ele demonstrou uma confiança inabalável e obedeceu, tornando-se o ancestral de uma grande nação e um exemplo notável de confiança e fidelidade em Deus. (Gênesis 12:1-4)

2. Moisés 

Moisés foi um homem que Deus escolheu para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Apesar de sua inicial hesitação e falta de confiança, ele se tornou um líder corajoso e poderoso, conduzindo o povo pelo deserto rumo à terra prometida. (Êxodo 3-4)

3. Davi

Davi era um jovem pastor até se tornar rei de Israel. Ele demonstrou coragem e fé inabaláveis, principalmente quando enfrentou o gigante Golias e liderou o povo com justiça, mesmo em meio a desafios e adversidades. (1 Samuel 16:1-13)

4. Ester 

Ester era uma jovem judia e tornou-se rainha da Pérsia em um momento crucial, pois arriscou sua própria vida para salvar seu povo da destruição. Mostrando assim, coragem e dedicação quando precisou desmascarar Hamã. (Ester 4:13-16)

5. José 

A história desse personagem é uma das mais lindas e nos ensina muito sobre servir a Deus. Seus irmãos o venderam como escravo, passou por inúmeras provações, mas manteve sua fé em Deus. 

No final, ele se tornou governador do Egito e desempenhou um papel crucial ao salvar seu povo da fome. (Gênesis 37-50)

6. Rute 

Essa é outra daquelas histórias que pode aumentar muito a nossa fé. Rute era uma mulher moabita que escolheu permanecer com sua sogra israelita, Noemi, em vez de voltar para sua própria terra. 

Assim, devido a sua lealdade e disposição para seguir a Deus a levaram a se tornar uma antepassada do rei Davi e, posteriormente, de Jesus. (Rute 1-4)

7. Elias 

Elias foi um dos profetas mais corajosos do Antigo Testamento e por meio dele Deus realizou milagres de demonstrar o seu poder de maneira extraordinária.

Vemos isso, quando ele confrontou o rei Acabe e os falsos profetas de Baal, o objetivo era restaurar a fé do povo em Deus, mostrando-nos a importância da ousadia e da dependência em Deus. (1 Reis 17:1-6)

8. Jó

Além dos personagens que citamos acima, precisamos falar de Jó. Esse foi um homem que enfrentou uma série de adversidades extremas, mas manteve sua integridade e fé em Deus. 

Sua história, no entanto, nos ensina sobre a importância de confiar em Deus mesmo em meio ao sofrimento. (Livro de Jó)

9. Daniel 

A história deste jovem nos mostra que podemos ser fiéis a Deus mesmo que vivamos com pessoas que nem O conheçam.

Daniel foi um dos jovens cativos que se destacou por sua sabedoria e fidelidade a Deus em meio a um império estrangeiro. No entanto, a sua fidelidade o ajudou alcançar posições de destaque, influenciando reis e nações. (Daniel 1-6)

10. Jonas 

Outro exemplo interessante é Jonas, profeta que Deus enviou para levar uma mensagem de arrependimento à cidade de Nínive. Apesar de inicialmente fugir de sua missão, ele aprendeu a importância da obediência e experimentou a graça redentora de Deus. (Livro de Jonas)

11. Raabe 

Temos ainda, Raabe, uma prostituta cananéia que protegeu os espiões israelitas e mostrou fé em Deus. Ela e sua família foram salvos da destruição de Jericó e, posteriormente, se tornaram parte do povo de Israel, destacando a importância da fé e da ação corajosa. (Josué 2)

12. Samuel 

Por fim, temos Samuel que serviu a Deus desde menino e se tornou um profeta e juiz notável. Por isso, desempenhou um papel fundamental na transição de Israel de uma teocracia para uma monarquia, ungido por Saul e Davi como reis. (1 Samuel 3:1-21)

Agora que conhece os doze personagens do Antigo Testamento que foram instrumentos de Deus. Curta este artigo e boa leitura.

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.