história de Joquebede

Joquebede, a mãe de Moisés, foi uma mulher especial, tanto por ser a progenitora de um dos homens mais importantes da história bíblica, quanto pela sabedoria usada para criá-lo no temor de Deus. O que fez com que seu filho renunciasse as honras e glória deste mundo e se tornasse o “salvador da pátria” para os hebreus.

Ela era uma levita que, como tantas outras poderia ter passado despercebida, não fosse o filho importante por ela gerado. Ao qual soube educar e preparar para ser um homem de Deus.

Quem era Joquebede?

Joquebede, filha de Levi, era casada com seu sobrinho Anrão, filho de Coate, seu irmão. Ao que parece, a lei mais tarde escrita por seu filho Moisés, proibindo o casamento entre tia e sobrinho (Levítico 18:12), ainda não era praticada. Sendo tal união aparentemente permitida em época anterior.

Uma curiosidade: este casamento tornou Moisés, Arão e Miriã, sobrinhos netos de sua própria mãe, netos de seu tio e primos de seu pai.

Joquebede teve três filhos: Miriã, a mais velha com a idade suficiente para vigiar o cestinho de Moisés quando ele nasceu, e Arão, o segundo filho, que era apenas três anos mais velho que o irmão caçula, Moisés (Exôdo 7:7).

O que impressiona no relato dessa família de Israel é o fato de que, mesmo fazendo parte de uma nação que perdera muito do conhecimento de Jeová, ela não se apartara da crença de seus antepassados. E Joquebede, a mãe, soube prepará-los para serem nos seus dias, os homens e a mulher mais importante da nação hebreia.

Moisés, foi o libertador e líder do povo de Israel, chamado por Deus para tornar-se um herói para seu povo e o primeiro grande legislador de sua nação. Foi o homem que no monte Sinai falou com Deus e que recebeu d’Ele todas as instruções e leis, para estabelecer seu povo como uma nação teocrática.

Arão, o segundo filho, escolhido por Deus, para ser o primeiro sumo sacerdote do povo israelita. Já Miriã, a irmã mais velha, recebeu do Senhor o dom profético (Êxodo 15:20-21).

Que benção deve ter sido para Joquebede, ver os resultados de sua dedicação na educação de seus filhos.

Lições da vida de Joquebede, mãe de Moisés

Joquebede, mãe de Moisés

As lições que aprendemos com Joquebede são fé, coragem, sabedoria e autocontrole. Essa mulher é lembrada como uma heroina na fé. Em meio ao desafio e a ameaça mais pertubadora, ela agiu com muita fé, cheia de coragem e ousadia, com toda a sabedoria que uma mãe poderia ter naquele momento tão decisivo, praticando o autocontrole em todas as etapas daquele processo. Sendo assim, vamos juntos mergulharmos nas mais preciosas lições que a mãe de Moisés pode nos ensinar.

1. Nossas impossibilidades são as oportunidades de Deus

Muitas pessoas ficam esperando que a operação divina, resolva todos os seus problemas e, por isso, deixam de agir, não fazendo a parte que lhes compete.

Quando olhamos para Joquebede, vemos que ela não agiu assim. Antes, fez tudo o que estava a seu alcance para salvar a vida de seu bebê. Primeiramente escondeu-o por três meses em casa, depois, quando isso se tornou perigoso, construi um cesto. Onde deitou o seu bebê, escondendo-o entre as canas de junco, que eram abundantes nas margens do rio nilo.

Ainda muito apreensiva, encarregou Miriã, sua filha adolescente, de manter vigilância sobre a criança. Tal atitude revela a preocupação de Joquebede ao lidar com o problema. Pois se ela própria fosse apanhada com seu bebê, certamente corria um grande risco de morte.

É bastante provável que Joquebede soubesse do hábito que a princesa egípcia tinha de tomar banho naquele local. Parece também, que a escolha do local tenha sido intencional. A fim de que o encontro com o bebezinho despertasse compaixão e ternura no coração da herdeira do trono. Ela agia na certeza de que Deus a estava guiando em tudo quanto fazia.

Tal qual Joquebede, não devemos deixar de fazer a nossa parte quando nos deparamos com situações difíceis. Pois Deus não faz aquilo que está ao nosso alcance fazer. No entanto, Ele costuma agir em nossas impossibilidades, mas nunca na nossa negligência.

2. Confiar nossos filhos aos cuidados de Deus

Com certeza não era apenas a pequena Miriã que estava vigiando o pequenino Moisés; havia outros vigias. Pois Joquebede, em suas ferverosas orações, entregara seu bebê aos cuidados de Deus. Ela fizera tudo o que estava ao seu alcance para protegê-lo, mas agora tinha que confiar plenamente em Deus.

Enquanto Miriã vigiava seu irmãozinho às margens do Nilo, em casa, sua mãe participava vigiando em oração. É nessas horas difíceis que Deus costuma se manifestar. Nossas impossibilidades são as oportunidades de Deus para manifestar e revelar o seu poder e também o seu amor por nós.

Que lição maravilhosa aprendemos com Joquebede, entregando toda a sua confiaça em Deus. A bíblia diz que:

“Pela fé o recém nascido Moisés, foi ocultado por seus pais” (Hebreus 11:23).

Da mesma maneira, devemos aprender a confiar no cuidado de Deus por nossos filhos, entregando-os diariamente aos Seus cuidados através de fervorosas orações.

3. Ensina a criança no caminho em que deve andar

Joquebede estava muito agraciada a Deus pelos milagres feitos em sua vida. Por isso, ela deu início à tarefa de criar seu pequeno bebê para Deus. Ela tinha a intuição de que Deus o preservara para alguma obra muito importante. E sabia que teria um breve período para educá-lo, antes que fosse entregue ao palácio real. Onde estaria cercado de influências que tentariam desviá-lo dos caminhos do Senhor.

Joquebede então, procurou fervorosamente moldar o caráter de seu filho nos princípios de sua fé. Mostrando a ele que deveria confiar no Deus que tão maravilhosamente o salvara da morte.

Psicólogos e pedagogos afirmam que o caráter de uma criança é formado nos seus primeiros sete anos de vida. Entrando em concordância com a Bíblia Sagrada que nos adverte:

“Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando for velho não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

Quando aos doze anos saiu da casa de seus pais e foi morar no palácio real. Agora, como filho da filha de Faraó e herdeiro do trono da mais importante nação naquele tempo. Ali, sendo educado em todas as ciências e tradições dos egípcios, inclusive na religião deles.

Porém, os princípios plantados em sua mente por sua mãe na sua primeira infância, o preservaram da idolatria e do pecado. Nem mesmo o luxo, a riqueza e o poder, o demoveram de sua fé no Deus que aprendera a conhecer e a amar (Hebreus 11:23 e 27).

O mesmo se pode dar com seus filhos, se você ao aprender esta lição com Joquebede, plantar princípios celestiais na mente deles. Os princípios cristãos plantados na mente de uma criança são, sem dúvida, um escudo. Que protegem contra o pecado, a incredulidade e os vícios que poluem o mundo no qual vivemos.

4. O autocontrole é uma virtude do céu

Você consegue imaginar o quão controlada Joquebede estava quando ficou diante da filha do Faraó e aceitou cuidar, e ser paga, para proteger seu próprio filho, que o Faraó queria matar?

Confesso à vocês que não sei se eu conseguiria ter esse autocontrole. Por certo, o sorriso em meu rosto teria entregado que eu era a mãe do bebê. Eu ficaria tão perplexa e ao mesmo tempo confusa que talvez a filha do Faraó pensasse que eu estava louca e pedisse a pequena Miriã para encontrar outra mulher para cuidar de Moisés.

É necessário um certo sangue-frio para manter a calma sob pressão, e Joquebede tinha isso. Ela criou o filho como se fosse de outra pessoa e depois, no momento certo, entregou-o para ser cuidado. Isso exigiu muito controle e disciplina.

Conclusão

Embora pouco se mencione sobre a história ou a vida de Joquebede na Bíblia, o testemunho de seus filhos permite-nos deduzir seus valores e características como mulher, serva de Deus e mãe. Joquebede recebeu grande recompensa por sua colaboração com Deus na educação de seu filho, pois aquele menino mais tarde se tornou o libertador de Israel.

Deus reserva planos extraordinários para nossos filhos nos dias de hoje.

Será que Ele pode contar conosco para que Sua obra se cumpra? Que ensinamentos estamos transmitindo para nossos filhos? Que Deus nos conceda forças para sermos Joquebedes modernas.

E aí, gostou deste estudo sobre as lições que podemos aprender com Joquebede? Então veja também:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

"Sou mãe, esposa e serva, que ama fazer a obra de Deus. Já escrevi centenas de artigos para blogs cristãos, com o objetivo de espalhar o evangelho aos quatro cantos do mundo."

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.