Jesus é o cumprimento das Escrituras Sagradas, portanto cada profecia descrita no Antigo Testamento sobre o Messias, foi cumprida a risca por Ele na cruz do calvário.

Desde a cruz até a ressurreição do nosso amado Mestre, Jesus Cristo. Tudo isso para que se cumprisse a obra redentora de salvação para toda a humanidade.

Sendo assim, veremos a seguir algumas dessas profecias, as quais foram profetizadas no Antigo Testamento e que foram cumpridas na cruz.

1. Jesus foi abandonado

Profecia

“Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro!”, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.” (Zacarias 13:7)

Cumprimento

“Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.” (Mateus 26:56)

2. Jesus foi crucificado

Profecia

“Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.” (Salmos 22:16)

Cumprimento

“E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.” (Mateus 27:35)

“Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.” (João 20:25)

3. Suas roupas foram repartidas

Profecia

“Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.” (Salmos 22:18)

Cumprimento

“E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.” (Mateus 27:35)

4. Foi crucificado com dois criminosos

Profecia

“Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” (Isaías 53:12)

Cumprimento

“E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.” (Mateus 27:38)

5. Foi ridicularizado e escarnecido

Profecia

“Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.” (Salmos 22:7-8)

“Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah!” (Salmos 70:3)

Cumprimento

“E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças. E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz. E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e crê-lo-emos. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus.” (Mateus 27:39-43)

6. Foi tratado com desdém

Profecia

“Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.” (Salmos 22:7)

Cumprimento

E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.” (Lucas 23:35)

7. Deram-lhe vinho com fel

Profecia

“Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.” (Salmos 69:21)

Cumprimento

“Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.” (Mateus 27:34)

“E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.” (Mateus 27:48)

8. Jesus clamou na cruz

Profecia

“DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?” (Salmos 22:1)

Cumprimento

“E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34)

9. Jesus orou por seus inimigos

Profecia

“Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” (Isaías 53:12)

Cumprimento

“E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.” (Lucas 23:34)

10. Nenhum de seus ossos foi quebrado

Profecia

“Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.” (Salmos 34:20)

Cumprimento

“Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.” (João 19:33)

11. Seu lado foi furado

Profecia

“Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.” (Zacarias 12:10)

Cumprimento

 “Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” (João 19:34)

12. Estava na escuridão

Profecia

“E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.” (Amós 8:9)

Cumprimento

“E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.” (Mateus 27:45)

13. Foi enterrado em um túmulo de um homem rico

Profecia

“E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.” (Isaías 53:9)

Cumprimento

“E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado. E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.” (Mateus 27:57-60)

14. Jesus ressuscitaria

Profecia

 “Porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.” (Salmos 16:10)

Cumprimento

“Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.” (Mateus 28:6)

15. Jesus se assentou a direita de Deus

Profecia

“DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.” (Salmos 110:1)

Cumprimento

“Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” (Marcos 16:19)

Se você gostou deste estudo sobre as profecias cumpridas por Jesus na cruz, então veja:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

"Sou mãe, esposa e serva, que ama fazer a obra de Deus. Já escrevi centenas de artigos para blogs cristãos, com o objetivo de espalhar o evangelho aos quatro cantos do mundo."

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.