A Parábola do bom pastor é uma das passagens mais comoventes, por refletir o amor e o cuidado de Deus na nossa vida.

Ela se torna muito significativa para nós, pois permite que sintamos o amparo de Deus quando nos sentimos tristes e solitários em nossas tribulações.

Quando Jesus compartilha essa mensagem mostrando como o Senhor nos protege, ele tira das nossas mentes aquela ideia que temos de um Deus distante e punitivo.

Com essa história, ele nos ajudou a conhecer a Sua palavra, além do amor eterno que Deus tem por nossas almas e, assim, nos aproximou mais Dele.

Então, continue lendo para conhecer cinco lições que podemos extrair da parábola do bom pastor.

Por que Jesus contou a parábola do Bom Pastor?

Na época em que Jesus caminhava na terra, aquela sociedade sofria com os líderes religiosos que não cuidavam adequadamente da vida espiritual das pessoas.

Na verdade, eles estavam envaidecidos pelos cargos e ministérios que lhes conferiam poder e status. 

Nesse contexto, usar a analogia sobre o cuidado dos pastores com os seus rebanhos de ovelhas, mostrou como um líder religioso deveria cuidar do povo.

Além disso, a parábola foi uma resposta de Jesus àqueles que o questionavam sobre Sua identidade como o Messias. Assim, usando a imagem dos pastores, conhecidos por cuidar amorosamente de suas ovelhas, ele ilustrou a Sua missão de proteger e salvar Seus seguidores. 

Encontramos essa narrativa nos Evangelhos, especificamente em João 10:1-18. 

Lição 1: Deus nos conhece individualmente

Assim como um pastor conhece cada uma de suas ovelhas pelo nome, Deus nos conhece individualmente, compreendendo nossos medos, anseios e alegrias. 

Por isso, Ele nos chama pelo nome e nos conduz em segurança, nos guiando para águas tranquilas e pastagens verdejantes. (Salmo 23: 2,3) 

Também podemos confirmar que Deus nos conhece, pelo que está escrito em Isaías 43:1, que diz: “Eu o chamei pelo nome; você é meu.” 

Essa intimidade divina nos lembra, portanto, que somos preciosos para Deus e que Ele se importa profundamente conosco.

Lição 2: Deus nos protege e cuida de nós

A parábola enfatiza que o bom pastor não hesita em proteger suas ovelhas, enfrentando até mesmo os perigos mais ameaçadores. Da mesma forma, Deus é o nosso protetor constante, nos guardando de todo mal e perigo. 

Inclusive, encontramos essa afirmação no salmo 121:7-8, que diz: “O Senhor o protegerá de todo o mal; Ele guardará a sua vida. O Senhor guardará a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.” 

Dessa maneira, tendo Deus como nosso pastor, podemos descansar confiantes em Sua proteção.

Lição 3: Deus Nos Conduz em Tempos de Adversidade

Aprendemos com a parábola do bom pastor que Deus nos conduz, mesmo nos momentos mais difíceis da vida, semelhantemente aos pastores que conduzem suas ovelhas.

Por isso, ainda que enfrentemos o vale escuro e sombrio, não precisamos temer, pois Deus está conosco. O Salmo 23:4 nos conforta com estas palavras: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” 

Por isso, em Deus, encontramos segurança e direção, mesmo nos momentos mais desafiadores.

Lição 4: Deus Busca os Perdidos

A parábola do Bom Pastor enfatiza a busca incansável do pastor pela ovelha perdida. Da mesma forma, Deus busca aqueles que se desviaram Dele, demonstrando Seu amor incondicional. 

A passagem de Lucas 15:4-7 reforça essa lição ao dizer: “Se um de vocês tiver cem ovelhas e perder uma, não deixará as noventa e nove no campo e irá atrás da ovelha perdida, até encontrá-la.” 

Percebemos, assim, que Deus nos ama tanto que não desiste de nós, mesmo quando nos afastamos Dele.

Lição 5: O bom pastor sacrifica-se por suas ovelhas

A maior demonstração de amor é o sacrifício. Jesus, o bom pastor, se entregou por Suas ovelhas ao dar Sua própria vida na cruz. 

Portanto, essa ação exemplar nos ensina sobre o amor altruísta e o cuidado supremo que Deus tem por nós. Em João 10:11, Ele mesmo declara: 

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” 

Com esse ato redentor, lembramos que Deus nos ama e faria qualquer coisa para nos salvar.

Essas lições, portanto, nos deixam marcas profundas sobre Deus, pois nos mostra que Ele é o nosso guia amoroso e protetor, pois além de nos conhecer intimamente, está disposto a nunca nos abandonar.

Assim, conhecer a parábola do bom pastor nos convida a confiar em Sua orientação, buscar Sua presença em momentos de dificuldade e valorizar Seu grande sacrifício em prol de nossas almas. 

Se gostou deste artigo, leia também a parábola da ovelha perdida, para compreender mais ainda a profundidade do amor de Deus pelas nossas almas.

Deus te abençoe sempre.

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.