Você já leu em primeira aos Coríntios 1:27 que “Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para envergonhar os fortes”. Para te mostrar exemplos dessa escolha, separamos aqui cinco personagens bíblicos que a graça de Deus transformou sua fraqueza.
Neste artigo, apresentaremos cinco personagens que suas histórias nos ensinam sobre a graça transformadora de Deus. Assim, podemos utilizar suas lições de vida para nos ajudar a superar nossas próprias fraquezas.
1. Moisés – A fraqueza da ira e da fala
Existem três momentos da vida de Moisés que servem para mostrar como Deus capacita os fracos apesar de suas características e limitações. São elas:
- Quando Moisés diz que não poderia falar na presença de faraó porque era pesado de boca e de língua, isto é, tinha dificuldade de falar. 4:10-17
- O momento em que ele se irou e matou um egípcio. (Êxodo 2:11-12)
- O momento que tocou na rocha com raiva. (Números 20:2-13)
Apesar das circunstâncias que afligiam esse personagem, o Senhor esperava dele que confiasse e não se deixasse levar pelas condutas humanas.
No entanto, podemos aprender com a história desse personagem que a graça de Deus veio para melhorar as nossas imperfeições. Percebemos assim que um homem que seria rejeitado por suas obras e deficiências, foi escolhido para liderar o povo de Israel.
Assim, para resolver o problema da fala Deus ordenou que o irmão de Moisés, Arão, falasse por ele. (Êxodo 4: 14). Observe que nos versículos anteriores o Senhor sugeriu que poderia libertá-lo, mas nosso herói, não confiou.
Quanto a sua característica de se irar, em Números 12:3, está escrito: “Ora, o homem Moisés era mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a face da terra.”
Isso nos mostra como Deus tira o melhor de nós quando nos dispomos a fazer sua vontade.
2. Davi – A fraqueza da imoralidade
Apesar de Davi ser um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14), ele caiu em tentação e cometeu adultério com Bate-Seba. Como se não bastasse, armou um jeito de matar o marido dela.
O seu pecado, no entanto, trouxe muitas consequências para o reino e para sua vida, mas quando profeta Natã o confrontou ele reconheceu o seu erro.
Assim, apesar de sua fraqueza moral, Davi se arrependeu sinceramente e Deus o perdoou e o restaurou, demonstrando que Sua graça transformadora pode trazer perdão e renovar vidas, mesmo diante de grandes falhas. (2 Samuel 11-12)
3. Pedro – A fraqueza da negação
Pedro era um dos discípulos mais próximos de Jesus, mesmo assim, negou conhecê-lo três vezes durante o julgamento de Jesus.
Apesar disso, Jesus não o abandonou e o procurou após Sua ressurreição, mostrando que o perdoou e restaurou a sua fé.
Aprendemos assim que, a graça transformadora de Deus é capaz de nos levantar quando caímos nos capacitar para um serviço renovado. (Lucas 22:54-62)
4. Paulo – A fraqueza da perseguição
Sabemos que Paulo perseguia ferozmente os seguidores de Jesus, antes da sua conversão. No entanto, sua vida mudou quando ele se encontrou com o próprio Cristo.
Nesse contexto, percebemos que Deus usou sua fraqueza anterior para demonstrar Sua graça transformadora, tornando-o um dos maiores apóstolos e escritores do Novo Testamento.
Com essa história, aprendemos que a graça de Deus pode transformar até mesmo aqueles que parecem estar além do alcance da redenção. (Atos 9:1-22)
5. Maria Madalena – A fraqueza da possessão demoníaca
O Senhor Jesus libertou Maria Madalena de sete demônios. Sua história é para nós um testemunho poderoso de como a graça de Deus pode libertar pessoas do domínio do mal.
Maria Madalena se tornou uma discípula fiel de Jesus e testemunhou Sua crucificação, ressurreição e proclamou a boa nova do evangelho.
Sua transformação mostra que não há fraqueza ou pecado que esteja além do alcance da graça redentora de Deus. (Lucas 8:2)
Por esses testemunhos bíblicos aprendemos que as fraquezas humanas podem se tornar oportunidades para a manifestação do poder, amor e misericórdia divina.
Aprendemos, portanto, que ele capacita os fracos, perdoa os pecadores, restaura os caídos e transforma vidas.
Agora que conhece o poder redentor da graça de Deus, compartilhe este artigo para ajudar outras pessoas que precisam dessa mesma redenção.
Sobre o Autor
0 Comentários