Você conhece quais são as virtudes de José que pode buscar de Deus para ter uma vida espiritual plena e conforme a vontade de Dele?
Nossa jornada na terra é repleta de desafios. Na verdade, a cada dia, sofremos afrontas, tentações, desprezos e tantos outros problemas que podem abalar a nossa fé e conduta.
Para nos inspirar, vamos conhecer quais são as virtudes de José que o ajudaram a superar às provações e a superar seus desafios. A partir dessa leitura conseguiremos adquirir forças, sabedoria e temor para viver na presença de Deus, mesmo que tudo esteja desafiador.
Assim, continue lendo e conheça as qualidades que tornaram José um exemplo de fé, resignação e força.
Fidelidade e obediência a Deus
A Bíblia diz que José demonstrou profunda fidelidade a Deus desde sua juventude. Por isso, ao ser tentado pela esposa de Potifar, ele recusou-se a pecar contra Deus, mantendo-se fiel aos princípios morais estabelecidos nas Escrituras (Gênesis 39:7-10).
Sua obediência a Deus, por isso, foi um testemunho poderoso de sua integridade e servidão.
Humildade e mansidão
Apesar de seus irmãos o venderem como escravo e enfrentar diversas adversidades ao longo de sua vida, José nunca se deixou abater.
Devido a sua humildade e mansidão ele pode enfrentar as dificuldades da vida com graça e paciência. Essas qualidades se evidenciam mais ainda quando observamos seu relacionamento com seus irmãos e com Potifar (Gênesis 45:5; 41:51-52).
Perdão e reconciliação
Um dos relatos mais importantes na vida de José, foi a sua capacidade de perdoar, mesmo quando teve a oportunidade de se vingar. Lembremo-nos de que seus irmãos o traíram e o venderam aos ismaelitas, mesmo assim, quando ele os reencontrou foi benigno e amoroso com eles.
Ao escolher perdoá-los e buscar a reconciliação, demonstrou um coração cheio de amor e misericórdia (Gênesis 45:1-5).
O exemplo de José, portanto, nos ensina a importância de perdoar aqueles que nos causaram dor, buscando a unidade e o amor em nossos relacionamentos.
Sabedoria e discernimento
Deus agraciou José com uma notável sabedoria e discernimento, com esses dons, ele pode interpretar os sonhos do faraó.
Ao usar esses instrumentos que o Senhor lhe deu, ele foi muito sábio, além disso, revelou-se como um homem cheio do Espírito de Deus (Gênesis 41:38-39).
Assim, utilizando sua sabedoria e discernimento, ele conquistou a confiança de Faraó, que o colocou para governar. A partir daí, ele governou com excelência, tomou decisões sábias e foi um instrumento de Deus para a salvação de muitas vidas.
Fidelidade nas tentações
Podemos conferir quais são as virtudes de José em muitos momentos da sua história. Especialmente, no desfecho de sua história. Naquele momento, ele estava em situação de vantagem em relação aos seus irmãos, mesma assim, não se deixou vencer pelo engano do sucesso.
Em Gênesis 41: 51-52, ele se manteve firme no seu propósito íntegro de honrar a Deus, por isso, não usou o seu cargo para se vingar de seus irmãos.
A sua firmeza, portanto, nos inspira a buscar a fidelidade a Deus em todas as áreas de nossa vida.
Conclusão
Podemos perceber ao ler a história de José na Bíblia que ele é um exemplo notável de integridade e serviço a Deus. Observamos que ele aprendeu muito com suas experiências, pois não se considerou vítima. Pelo contrário, com seu final feliz, ele compreendeu qual foi o propósito de Deus para tudo o que passou.
Assim, à medida que buscamos aprimorar nossa espiritualidade, podemos olhar para a vida de José e aprender com suas virtudes, aplicando-as em nosso cotidiano.
Esperamos que este artigo nos ajude a buscar na história deste personagem, condições perseguir uma vida de integridade e serviço a Deus. Para dessa maneira, encontrar a força e a orientação necessárias para alcançarmos uma vida plena na presença do Senhor.
Se você deseja entender na prática quais são as virtudes de José para se tornar mais íntegro, leia também: quais são os 7 Espíritos de Deus na Bíblia?
Sobre o Autor
0 Comentários