Na Bíblia, encontramos todos os personagens, homens e mulheres que influenciaram o início do cristianismo.  Neste artigo, encontrará o nome de dez mulheres exemplares do Novo Testamento e como elas influenciaram essa religião.

Você perceberá que cada uma delas oferece valiosas lições de fé, coragem e dedicação a Deus, sendo fonte de inspiração para todos nós. Então, continue a leitura para conhecê-las.

1. Maria, a mãe de Jesus 

Começamos com Maria, a mãe de Jesus, pois afinal, ela aceitou o chamado divino para ser a mãe do Salvador e demonstrou uma profunda fé em todas as circunstâncias, tornando-se um modelo de devoção e confiança em Deus. (Lucas 1:26-56)

2. Maria Madalena 

Essa personagem também foi muito importante para o início do cristianismo, isso por que ela foi uma das discípulas mais fiéis de Jesus. Ela foi muito corajosa ao permanecer perto de Jesus durante a crucificação, enterro e ressurreição.

Além disso, a Bíblia relata que ela foi a primeira a encontrá-lo após sua ressurreição. (Lucas 8:1-3; Mateus 28:1-10)

3. Marta 

Marta é conhecida por sua hospitalidade e serviço, conhecemos isso quando ela recebeu Jesus em sua casa e serviu a ele com generosidade. 

Embora o Senhor a repreendeu por se preocupar demais com as tarefas domésticas, no fim, ela aprendeu a importância de priorizar a comunhão com Jesus e nos ensina sobre a importância do equilíbrio entre o serviço e a busca espiritual. (Lucas 10:38-42; João 11:1-44)

4. Maria de Betânia

Irmã de Marta, Maria de Betânia também recebeu Jesus em sua casa. Em uma ocasião, ela ungiu os pés de Jesus com perfume caro, demonstrando sua adoração e amor por ele. 

Ele, por isso, a elogiou devido a sua atitude ser um gesto de devoção sincera, ensinando-nos a importância de honrar e amar a Deus com tudo o que temos.  (Lucas 10:38-42; João 12:1-8)

5. Priscila 

Além dessas acima, encontramos Priscila e seu marido Áquila que foram colaboradores fiéis de Paulo. Eles demonstraram ter conhecimento e habilidade de ensino, inclusive, foram eles que ensinaram a Apolo sobre o evangelho.

Priscila, no entanto, se destaca como uma mulher instruída e corajosa, que se dedicou ao serviço de Deus ao lado de seu esposo. (Atos 18:1-3, 18-26; Romanos 16:3-5)

6. Lídia 

Lídia foi uma mulher temente a Deus que se converteu ao ouvir Paulo pregar o evangelho em Filipos. Sua contribuição, portanto, foi fundamental quando ela abriu sua casa para Paulo e seus companheiros, tornando-se uma anfitriã acolhedora e generosa. Lídia nos ensina sobre a importância da hospitalidade e do apoio à obra de Deus. (Atos 16:11-15, 40)

7. Febe 

Essa mulher foi uma diaconisa e serva da igreja em Cencréia. Paulo a elogiou por seu serviço e pediu aos romanos que a acolhessem bem, em reconhecimento à sua dedicação. Assim, ela se destaca pela sua importância do serviço e do papel das mulheres na liderança da igreja. (Romanos 16:1-2)

8. Dorcas 

Dorcas é uma das mulheres exemplares do Novo Testamento, as pessoas também a chamavam de Tabita. Ela era uma discípula generosa e hábil costureira que morava em Jope.

Com seus talentos ela ajudava os necessitados produzindo roupas para os pobres. Por isso, ela é um exemplo inspirador de como usar nossos talentos e recursos para fazer a diferença na vida dos outros. (Atos 9:36-43)

9. Junia 

Paulo menciona Junia como “notável entre os apóstolos”. Esse atributo, portanto, vem do seu importante desempenho no ministério e na propagação do evangelho. Notamos, por isso, que, a referência a ela destaca a igualdade de gênero no reino de Deus e a importância do serviço e liderança feminina. (Romanos 16:7)

10. Evódia e Síntique 

Essas eram duas mulheres da igreja de Filipos que colaboraram com Paulo no evangelho. Embora houvesse uma discordância entre elas, o apóstolo as exortou a se reconciliarem e a se unirem na obra de Deus. Essas mulheres nos ensinam sobre a importância da unidade e da resolução de conflitos no serviço cristão. (Filipenses 4:2-3)

Essas são as dez mulheres exemplares do Novo Testamento que destacamos neste artigo. Certamente essas não são as únicas, podemos citar também Susana, Isabel, Joana entre outras.

Selecionamos esses nomes devido às referências que o próprio apóstolo no Novo Testamento. Devemos considerar, por isso, que o início de cristianismo contou com o trabalho árduo de muitos cristãos, tanto homens quanto mulheres.

Com exemplos, podemos nos encorajar e seguir seus passos, buscando sempre servir a Deus de todo coração.

Leia também: 8 mulheres fortes na Bíblia e como suas ações impactaram a história.

Sobre o Autor

Josiane Silva
Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.