lições da viuva da botija de azeite

A história encontrada em 2 Reis 4:1-7, sobre uma viúva de nome desconhecido, para a qual o profeta Eliseu realizou o milagre da multiplicação do azeite, nos ensina grandes lições de fé, sabedoria e obediência. Mesmo diante de uma nação apóstata, essa mulher depositou a sua fé no Deus verdadeiro, obedecendo à risca às instruções do profeta e então desfrutou da providência divina em meio ao caos.

Veja então as 6 lições que podemos aprender com a história da viúva do azeite e do primeiro milagre realizado através do profeta Eliseu.

1. A viúva do azeite clamou por ajuda na pessoa certa

“E UMA mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu…” (2 reis 4:1a)

A primeira lição que aprendemos com a viúva do azeite é que ela clamou, buscou ajuda, no momento da sua maior necessidade. O que eu acho interessante é que a viúva, não saiu se lamentando para qualquer pessoa, ou para os seus vizinhos, se fosse hoje, talvez não iríamos ver como muitos fazem, se lamentando nas redes sociais. Mas ela em uma demonstração de fé procurou o profeta Eliseu e clamou por ajuda, para a pessoa certa, a quem estava representando Deus na terra.

Será que você tem clamado para a pessoa certa? Para quem você tem desabafado? Em quem você tem confiado?

Deus é o nosso maior interessado em nos ajudar. Ele é o nosso melhor amigo, em quem podemos confiar. Portanto, hoje eu te convido a você abrir seu coração ao Senhor, contar todos os seus medos e temores, com certeza, Deus tem uma solução para o seu problema.

2. A viúva do azeite deu testemunho de seu marido

“Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR;…” (2 Reis 4:1b)

Deus havia levantado profetas itinerantes como Eliseu, que ensinava aos jovens os preceitos da lei antiga e defendia sua nação. Seus alunos eram chamados de “servos ou discípulos dos profetas” e neste caso, o marido dessa viúva era um deles.

A viúva do azeite, então reconhce o legado deixado por seu marido, como um servo fiel e obediente. Dando testemunho da conduta do seu esposo.

Que exemplo você tem deixado para sua família? Qual o legado que você está construindo?

O que essa lição nos ensina é que não devemos viver de qualquer maneira, mas sim, vivermos uma vida digna de santos e santas do Senhor. Viver como embaixadores de Cristo, fazendo a diferença por onde passamos e principalmente no seio de nossa família, dentro da nossa casa.

Quem nos derá, que ao partirmos dessa vida, nossa família, filhos e amigos, deêm um bom testemunho de nós também!

3. A viuva do azeite não abriu mão dos seus filhos

“…veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem seus escravos.” (2 Reis 4:1c)

Vemos aqui o desespero desta mãe viúva, que além de perder o seu marido para a morte, agora sendo ameaçada em perder seus dois filhos para a escravidão. Era lei israelita, ela era obrigada a pagar aquela dívida, se não fosse de um jeito, seria de outro.

Contudo, a viúva do azeite não abriu mão dos seus filhos, nos ensinando uma grande lição de amor. Da mesma forma, nós devemos agir em prol dos nossos filhos, nesse mundo de ofertas sedutoras, vicíos e tantos laços que satánas arma para fazer de nossos filhos, um escravo.

Portanto, não abra mão da sua família, mas lute pela sua família, pelos seus filhos. Talvez sozinha você não encontre força ou uma solução, então faça como essa viúva, peça ajuda para Deus. Com toda certeza, Ele lhe dará estratégias para você lutar.

4. A viúva só tinha uma botija de azeite

“E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.” (2 Reis 4:2)

Que Deus maravilhoso é esse nosso, bastou a viúva dizer que tinha apenas uma botija de azeite para que o milagre começasse a acontecer.

Azeite na bíblia representa presença de Deus, símbolo do Espírito Santo, unção na vida do crente. Aquela mulher nos ensina a grande lição da importância de termos uma botija de azeite.

Será que na sua casa tem uma botija de azeite?

Deus deseja renovar as suas forças, multiplicar a unção na sua vida, trazer abundância tanto material quanto espiritual. Mas para isso, é necessário você declarar o que é que tens em casa.

5. A viúva nos ensina o poder do secreto

“Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.” (2 reis 4:4)

O que aprendemos de valioso com essa viúva é que é no secreto que vivemos nossas maiores experiências com Deus. Difícilmente, as maiores revelações foram mostradas no meio das multidões, mas sim nos momentos a sós com Deus. Essa viúva dos filhos dos profetas, viveu seu maior milagre da multiplicação do azeite, dentro de casa com sua porta fechada, somente ela e seus filhos, comtemplaram o milagre da multiplicação do azeite.

Quer viver também essa experiência?

Deus nos convida para o secreto, entra no quarto, fecha a porta e fale com Deus. Convide seus filhos, para fazerem um culto em seu lar, até mesmo para um período de oração e louvor. Tenho certeza que deus se revelará a você e a sua casa.

6. A víuva do azeite obedeceu

“Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.” (2 Reis 4: 5)

Outra lição preciosa que aprendemos com a viúva da botija de azeite é o valor da obediência. Tudo quanto o profeta Eliseu instruiu que ela fizesse, ela fez.

Em nossos dias, corremos tanto atrás de milagre, de bençãos, de tantas coisas, porém, quando Deus nos pede para fazer algo é tão difícil obedecer.

Que hoje através dessas lições que aprendemos com a viúva da botija do azeite, possamos colocar em prática e obedecer a voz de Deus, paraque possamos desfrutar das mais ricas bençãos do céu.

Se você gostou desse estudo sobre as lições da viúva do azeite, veja também:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

"Sou mãe, esposa e serva, que ama fazer a obra de Deus. Já escrevi centenas de artigos para blogs cristãos, com o objetivo de espalhar o evangelho aos quatro cantos do mundo."

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.