WhatsApp

A Bíblia conta a história de inúmeras heroínas, usadas por Deus para serem agentes de salvação e livramento. No Antigo e no Novo Testamento, as mulheres desempenharam diversos papéis, como juízas, profetisas, exímias doutoras, entre tantas outras posições notáveis.

É importante refletir sobre como Deus usou a vida das mulheres para transformar nações e reinos

Contudo, nós muitas vezes não prestamos atenção e acabamos perdendo as mais belas lições que suas vidas transmitem.

Sendo assim, separei pelo menos cinco história dessas heroínas, levantadas por Deus para um tempo de salvação e livramento na bíblia.

1. Miriam – A Irmã de Moisés

“Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: “A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino?” (Êxodo 2:7)

“Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” (Êxodo 15:20-21)

Eu particularmente, amo a história dessa grande heroína da Bíblia chamada Miriam, que destacou-se como uma verdadeira líder desde cedo. Em um momento decisivo, ela não temeu mas assumiu responsabilidades que muitos considerariam excessivas para uma jovem.

Enquanto seu irmãozinho Moisés era colocado em um cesto de juncos e enviado pelo rio, Miriam observava atenta. Sua vigilância foi decisiva quando a cesta chegou às mãos da filha do Faraó.

O que me chama atenção, é que com grande ousadia e inteligência, Miriam se aproximou para sugerir uma babá hebraica — que, para surpresa dos egípcios, era sua própria mãe.

Esse gesto heróico e tão ousado dessa pequena menina, salvou o seu irmãozinho da morte.

E não para por aí, quando chegamos no capítulo 15 de Êxodo, vamos ver Miriam exercendo novamente um papel de liderança, sob o qual estava conduzindo o povo na adoração e permanecendo ao lado de Moisés durante toda a atravessia pelo deserto.

Contudo, apesar de ser uma heroína e líder nato, sua trajetória não foi isenta de falhas. Em Números 12, Miriam sucumbiu à inveja e ao ciúmes, questionando sua própria posição em relação à de Moisés.

Deus rapidamente a corrigiu e a restaurou à comunidade, ensinando uma importante lição:

A confiança em suas habilidades não deve levar a tentar ocupar o espaço destinado por Deus a outra pessoa. É fundamental reconhecer e respeitar os papéis que Deus designa para cada um. Como diz aquele ditador popular: Cada um no seu quadrado.

2. Débora – A Juíza

“E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.” (Juízes 4:9)

Débora é outra grande heroína da Bíblia que me inspiro diariamente, em sua coragem e bravura. Antes de Israel ter reis, o povo era guiado por juízes, e Débora foi uma personagem marcante nesse papel.

Ela assumiu uma posição tradicionalmente ocupada por homens, demonstrando uma bravura que provavelmente começou desde jovem.

Embora seja difícil visualizar o que nunca foi feito, Débora não se deixou intimidar pelas normas estabelecidas. Ela se levantou para libertar seu povo do opressor Sísera, um cruel rei cananeu.

Sabendo que Deus estava à frente de Israel, Débora confiava na proteção do Deus de Israel, durante a batalha. A vitória veio com a ajuda de Jael, que matou Sísera com uma estaca de tenda, trazendo paz a Israel por quarenta anos.

A lição que aprendo aqui com essa grande mulher de destaque é que a ausência de precedentes não deve ser um obstáculo para realizar o que é necessário. A coragem para enfrentar desafios pode abrir novos caminhos e trazer grandes mudanças.

3. Ester: A Rainha que livrou o seu povo de um genocídio

“Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” (Ester 4:16)

Ester, aquela simples menina que muitos a enxergavam como uma órfã comum, mas que Deus a via como uma rainha com um coração disposto a servir.

De fato, ela não buscava liderança, mas o próprio Deus a concedeu. Quando o rei Assuero precisou de uma nova rainha, após ter dispensado Vasti por desobediência, Ester conquistou seu coração. No entanto, ela de forma muito cautelosa, manteve sua identidade judaica em segredo ao assumir o papel real.

O conselheiro do rei, Hamã, ansiava por sua própria glória e elaborou um plano para exterminar os judeus. Mardoqueu tio de Ester, pediu sua intervenção.

Embora Ester estivesse temerosa, Mardoqueu a lembrou do propósito que Deus tinha:

“Se você permanecer em silêncio neste momento, alívio e libertação para os judeus surgirão de outro lugar, mas você e a família de seu pai perecerão. Quem sabe se você não chegou à posição real para um momento como este?” (Ester 4:13-14).

A mensagem para Ester, e para todos os seguidores de Cristo, é clara: os tempos e lugares em que estamos não são acidentais, mas sim escolhidos por Deus. Ela então de forma heróica optou por se unir a sua Nação, mesmo arriscando sua própria vida, se apresentou diante do rei sem permissão.

Sua bravura resultou na salvação de um grande derramamento de sangue em sua Nação.

Preste atenção na lição que Ester nos ensina: Os planos de Deus não dependem de nós, mas Ele nos convida de forma especial a participar de Suas maravilhas extraordinárias.

4. Mulher Samaritana: A mulher que teve um encontro com Jesus

“Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?” (João 4: 28-29)

A mulher samaritana, encontrada no poço, é um exemplo inspirador de alguém que personificou o encorajamento dado por Paulo em Filipenses 3:13-14:

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Após seu encontro com Jesus, ela começa a trilhar um novo caminho de vida, apesar de suas circunstâncias não terem mudado.

Mesmo continuando a viver com um homem que não era seu marido e tendo passado por cinco divórcios, sua fé recém-nascida a impulsiona a se tornar uma evangelista.

Ela rapidamente se torna uma voz de influência em sua comunidade, levando outros a descobrir a água viva que poderia transformar suas vidas.

Sua história nos ensina a seguinte lição que, ao encontrar Jesus, não precisamos esperar por uma aparência de perfeição para começar a compartilhar a mensagem da salvação. Ela proclamou corajosamente a chegada do Messias e a salvação que Ele trazia, sem hesitar.

Nunca permita que a falta de qualificações ou padrões culturais o impeça de compartilhar a poderosa mensagem da graça salvadora de Jesus.

5. Maria – A mãe do Salvador

“Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.” (Lucas 1:38)

Maria, ainda jovem, recebeu a missão por Deus para carregar em seu ventre o Salvador do mundo. O que acho lindo nesta história, é que Maria se entregou de corpo e alma, para que Deus cumprisse o Seu plano soberano.

Ela enfrentava o risco de ser apedrejada, de ser abandonada por seu noivo, e de tantas outras provações. Contudo, ao decidir se entregar, Deus cuidou de cada detalhe e a tornou mãe do nosso Salvador.

Ela recebeu a honra de ser visitada por anjos e por homens sábios que viajaram de longe para adorar seu filho.

Sua trajetória de vida não foi fácil, pois presenciou a crucificação de Jesus pelos pecados que Ele não havia cometido. No entanto, a fé de Maria permaneceu inabalável, permitindo que ela enfrentasse tanto os milagres quanto as provações com um coração confiante em Deus.

A lição que aprendemos com uma dessas heroínas da Bíblia é, o segredo está na entrega total. Se derrame hoje aos pés de Jesus e permita que todo o propósito seja cumprido em sua vida. Ao seguir os caminhos de Deus, você sempre encontrará verdadeira riqueza.

Veja também:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

"Sou mãe, esposa e serva, que ama fazer a obra de Deus. Já escrevi centenas de artigos para blogs cristãos, com o objetivo de espalhar o evangelho aos quatro cantos do mundo."

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.