A história de Israel está entrelaçada com o amor e as promessas de Deus. Desde a escolha de Abraão como pai da nação até o retorno à terra natal após o exílio, a Bíblia Sagrada narra a relação única e profunda entre Deus e seu povo escolhido. Então, vamos conhecer alguns versículos que revelam esse amor e essas promessas divinas.
Versículos que Revelam Amor e Promessas Divinas de Deus para Israel
1° Números 6:24-26
“O Senhor o abençoe e o guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre você e lhe conceda graça; o Senhor volte o rosto para você e lhe dê paz”
A bênção sacerdotal sobre Israel é um lembrete da constante proteção e cuidado de Deus. O Senhor abençoa, guarda, concede misericórdia e paz ao seu povo. Por isso, essa bênção se estende a todos os que se identificam com Israel e se entregam à vontade de Deus.
2° Deuteronômio 7:6-8
” Pois vocês são um povo santo para o Senhor , o seu Deus. O Senhor , o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.
― O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos eles.
Foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso, ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.”
Israel é um povo santo, escolhido por Deus para um propósito especial. Essa escolha não se baseia em superioridade numérica ou poder, mas no amor de Deus. O Senhor ama Israel e cumpriu sua promessa aos patriarcas, demonstrando sua fidelidade e compromisso.
3° Isaías 54:5-8
“Pois aquele que a fez é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é o seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra. O Senhor chamará você de volta como se você fosse uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou nova apenas para ser rejeitada”, diz o seu Deus.
Por um breve instante, eu a abandonei, mas com profunda compaixão a trarei de volta. Em um impulso de ira, escondi de você por um instante o meu rosto, mas com bondade eterna terei compaixão de você”, diz o Senhor , o seu Redentor.”
A relação entre Deus e Israel é comparada a um casamento. Apesar das infidelidades de Israel, Deus demonstra seu amor incondicional e misericórdia. Ou seja, Ele promete restaurar sua aliança com o povo e nunca mais o abandonará.
4° Jeremias 31:31-34
““Estão chegando os dias”, declara o Senhor , “em que farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados, quando os tomei pela mão para tirá‑los da terra do Egito. Porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o marido deles”, declara o Senhor .
“Esta é a aliança que farei com o povo de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor : “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei no seu coração. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem dirá ao seu irmão: ‘Conheça o Senhor ’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, declara o Senhor . “Porque eu lhes perdoarei a maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.””
A nova aliança que Deus fará com Israel será diferente da antiga. Por isso, ela será escrita no coração do povo, garantindo um relacionamento pessoal e íntimo com Deus. O Senhor perdoará as iniqüidades de Israel e jamais se esquecerá dos seus pecados.
Aliança Inquebrável: O Amor de Deus por Israel
5° Deuteronômio 33:27-29
“O Deus eterno é o seu refúgio; para segurá‑lo, estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua‑os!’. Somente Israel viverá em segurança; a fonte de Jacó está segura em uma terra de trigo e de vinho novo, onde os céus gotejam orvalho.
Como você é bem-aventurado, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor ? Ele é o seu escudo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará as costas deles”.
Deus é o eterno refúgio de Israel, protegendo-o e sustentando-o. Ele garante a segurança do povo e sua prosperidade, provendo alimento e abundância, pois essa proteção e provisão demonstram o cuidado de Deus por Israel.
6° 1 Crônicas 17:21-22
“Quem é como Israel, o teu povo? A única nação da terra que tu, ó Deus, resgataste para ti mesmo e assim tornaste o teu nome famoso, realizando grandes e impressionantes maravilhas ao expulsar nações de diante do povo que libertaste do Egito.
Tu fizeste de Israel o teu povo particular para sempre, e tu, ó Senhor , te tornaste o seu Deus.”
Israel é uma nação única, escolhida por Deus para um propósito especial. No entanto, Deus demonstra seu amor e fidelidade ao resgatar Israel do Egito e realizar grandes obras em seu favor. Essa relação especial entre Deus e Israel é eterna independentemente dos nossos atos.
7° Gênesis 12:3
“Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; por meio de você, todos os povos da terra serão abençoados.”
A bênção de Deus sobre Abraão se estende a Israel, sua descendência. Deus abençoa aqueles que abençoam Israel e amaldiçoa aqueles que o amaldiçoam. Mas foi Através de Israel, que Deus trouxe bênçãos para todas as famílias da terra.
8° Salmos 122:6
“Orem pela paz de Jerusalém: “Vivam em segurança aqueles que a amam!”
O salmista convida à oração pela paz de Jerusalém, reconhecendo sua importância como símbolo da fé e do povo de Deus. Mas a paz em Jerusalém é fundamental para o bem-estar de Israel e para o cumprimento das promessas divinas.
9° Isaías 49:22
“Assim diz o Soberano Senhor : “Veja, eu acenarei para os gentios, erguerei a minha bandeira para os povos; eles trarão nos braços os seus filhos e carregarão nos ombros as suas filhas.””
Deus demonstra seu amor paterno por Israel, carregando o povo como filhos amados. Essa imagem garante a proteção e o cuidado divino, mesmo em tempos de dificuldade.
10° 2 Samuel 7:10
“Providenciarei um lugar para Israel, o meu povo, e os plantarei ali, para que tenham o seu próprio lar e deixem de ser incomodados. Homens perversos não mais os oprimirão, como fizeram no início.”
A promessa de Deus a Davi de uma linhagem real eterna aponta para o Messias, Jesus Cristo. Jesus, como descendente de Davi, é o Rei legítimo de Israel e o cumprimento das profecias messiânicas.
A história de Israel é marcada por milagres e pela mão providencial de Deus, garantindo que, mesmo nos momentos mais desafiadores, as promessas feitas serão cumpridas. Por isso, a jornada através dos versículos que revelam o amor e as promessas divinas de Deus para Israel nos leva a uma profunda apreciação da relação especial entre o Criador e Seu povo escolhido. Cada palavra escrita é um testemunho do compromisso inabalável de Deus com Israel, uma promessa de proteção, prosperidade e presença constante.
Se você gostou destes versículos, então continue lendo:
Sobre o Autor
0 Comentários