Versículos bíblicos sobre as primícias Passagens relevantes

Seja bem vindo(a) a uma seleção de 33 versículos bíblicos que abordam o tema das primícias. As Escrituras retratam a importância de oferecer as primeiras colheitas e frutos a Deus como um ato de honra e reconhecimento de Sua provisão.

Desde o Antigo até o Novo Testamento, os versículos destacam a prática das primícias como uma forma de demonstrar fé, gratidão e dedicação a Deus. Essas passagens inspiram a reflexão sobre a relevância contínua dessa tradição ao longo da história bíblica.

O que representam as primícias na Bíblia?

“Quando adentrar na terra que eu vos dou e fizer a colheita, trarás ao sacerdote um feixe das primícias da tua colheita.” —Levítico 23:10

O conceito das primícias tem raízes profundas nos tempos bíblicos, uma era em que a sociedade era predominantemente agrária. O período da colheita revestia-se de grande significado, pois era o momento em que o árduo trabalho dedicado pelos agricultores durante todo o ano finalmente se concretizava, quando eles literalmente colhiam o que haviam semeado.

Deus instruía seu povo a oferecer a Ele a primeira porção da produção, os primeiros frutos da colheita, como um gesto de obediência e reverência. Isso também simbolizava a confiança dos israelitas em Deus para prover colheitas suficientes para sustentar suas famílias.

Naquela época, o sacrifício das primícias envolvia diversas regras e rituais. Os agricultores precisavam entregá-las aos sacerdotes no templo, e nenhuma outra colheita podia ser realizada até que as primícias fossem apresentadas. Era um processo detalhado e significativo.

A palavra hebraica para primícias é “bikkurim“, que pode ser traduzida literalmente como “promessa de vindoura abundância“. Os israelitas encaravam as primícias como um investimento em seu próprio futuro. Deus prometia abençoar não apenas as primícias, mas também tudo o que viesse depois delas.

Hoje em dia, vivemos em uma sociedade bem diferente, não mais centrada na agricultura. Muitos de nós que leem isso não são agricultores e não estamos diretamente envolvidos com colheitas. Entretanto, o conceito das primícias ainda tem relevância, embora com um novo significado.

Versículos sobre Primícias no Antigo Testamento:

  1. Neemias 10:35 – Nós nos obrigamos a trazer as primícias de nossa terra e as primícias de todos os frutos de todas as árvores, ano após ano, à casa do Senhor.
  2. Ezequiel 44:30 – E as primícias de todas as primícias de toda espécie, e toda oferta de toda espécie de todas as vossas ofertas, pertencerão aos sacerdotes. Também darás aos sacerdotes as primícias da tua massa, para que a bênção repouse sobre a tua casa.
  3. Provérbios 3:9 – Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de todos os teus produtos.
  4. 2 Crônicas 31:5 – Assim que a ordem se espalhou, os filhos de Israel deram em abundância as primícias do grão, do vinho, do azeite, do mel e de todos os produtos do campo. E trouxeram abundantemente o dízimo de tudo.
  5. 2 Reis 4:42 – Um homem veio de Baal-Shalishah, trazendo ao homem de Deus pão das primícias, vinte pães de cevada e espigas frescas em seu saco. E Eliseu disse: “Dá aos homens, para que comam”.
  6. Deuteronômio 18:4 – As primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias das tuas ovelhas, dar-lhe-ás.
  7. Deuteronômio 26:10 – E eis que agora trago as primícias do fruto da terra, que tu, ó Senhor, me deste. E o porás perante o Senhor teu Deus e adorarás perante o Senhor teu Deus.
  8. Deuteronômio 26:2 – Tomarás das primícias de todos os frutos da terra, que colheres da tua terra, que o Senhor teu Deus te dá, e as porás num cesto, e irás ao lugar que o Senhor teu Deus escolher, para ali fazer habitar o seu nome.
  9. Êxodo 22:29 – “Não tardarás em oferecer ofertas da plenitude da tua colheita e do que sobrar dos teus lagares. O primogênito de seus filhos você me dará.
  10. Êxodo 23:16 – Celebrarás a festa da colheita das primícias do teu trabalho, daquilo que semeares no campo. Guardareis a Festa da Colheita no fim do ano, quando colherdes do campo o fruto do vosso trabalho.
  11. Êxodo 23:19 – O melhor das primícias da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.
  12. Êxodo 34:22 – Guardarás a festa das semanas, as primícias da colheita do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.
  13. Êxodo 34:26 – O melhor das primícias da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.
  14. Levítico 2:12 – Como oferta de primícias podeis trazê-los ao Senhor, mas não se oferecerão sobre o altar de aroma agradável.
  15. Levítico 23:10 – “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra que eu vos dou e fizerdes a sua sega, trareis o molho das primícias da vossa sega ao sacerdote.”
  16. Levítico 23:17 – Das vossas habitações trareis dois pães para agitação, de dois décimos de efa. Serão de flor de farinha e assadas com fermento, como primícias para o Senhor.
  17. Levítico 23:20 – E o sacerdote os moverá com os pães das primícias por oferta movida perante o Senhor, com os dois cordeiros. Serão santos ao Senhor para o sacerdote.
  18. Números 15:20 – Das primícias da tua massa apresentarás um pão por contribuição; como contribuição da eira, assim a apresentareis.
  19. Números 18:12 – Todo o melhor do azeite e todo o melhor do vinho e do trigo, as primícias do que derem ao Senhor, eu vos dou.
  20. Números 18:13 – Os primeiros frutos maduros de tudo o que houver na sua terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus. Todo aquele que estiver limpo em sua casa poderá comê-lo.
  21. Números 28:26 – No dia das primícias, quando oferecerdes ao Senhor uma oferta de cereais novos, na vossa festa das semanas, tereis santa convocação. Você não deve fazer nenhum trabalho comum.

Versículos sobre Primícias no Novo Testamento:

  1. Romanos 11:16 – Se a massa oferecida como primícias é santa, toda a massa também o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.
  2. 1 Coríntios 15:20 – Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
  3. 1 Coríntios 15:23 – Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias, depois, na sua vinda, os que pertencem a Cristo.
  4. 2 Tessalonicenses 2:13 – Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, porque Deus vos escolheu como primícias para a salvação, mediante a santificação no Espírito e a fé na verdade.
  5. Efésios 4:28 – O ladrão não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é honesto, para que tenha o que repartir com o necessitado.
  6. Tiago 1:18 – Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que as primícias das suas criaturas.
  7. Tiago 2:19 – Você crê que Deus é um; você faz bem. Até os demônios acreditam – e estremecem!
  8. João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
  9. Apocalipse 14:4 – Estes são os que não se contaminaram com mulheres, porque são virgens. São estes que seguem o Cordeiro por onde quer que vá. Estes foram resgatados da humanidade como primícias para Deus e para o Cordeiro.
  10. Romanos 8:23 – E não somente a criação, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, gememos interiormente, esperando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
  11. Romanos 8:29 – Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
  12. Tito 3:5 – Ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua própria misericórdia, pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

A lei das primícias na Bíblia

Por que os crentes são as primícias de Deus?

Em 2 Tessalonicenses 2:13, encontramos a seguinte afirmação inspiradora:

“Sempre devemos agradecer a Deus por vocês, amados irmãos e irmãs, escolhidos pelo Senhor desde o princípio para serem os primeiros a serem salvos, pela santificação do Espírito e fé na verdade”.

Tiago 1:18 também nos lembra deste privilégio, declarando:

“Ele nos escolheu para sermos gerados pela palavra da verdade, para sermos, de certo modo, os primeiros frutos de todas as suas criaturas”.

A imagem de crentes sendo as primícias de Deus é profundamente significativa. É uma reflexão humilhante que nós, como pecadores redimidos por Jesus, possamos ser considerados os primeiros a serem consagrados ao Senhor.

1 Coríntios 15:20-23 ilustra como, graças a Jesus, nos tornamos os primeiros frutos de Deus. Este conceito tem implicações mais profundas, sugerindo que, ao oferecermos as primícias ao Senhor, estamos chamados a nos oferecer a Ele.

Essa ideia ressoa com Romanos 12:1, onde somos exortados a nos apresentar como sacrifícios vivos diante do Senhor. Assim, temos a oportunidade de presentear nosso Criador com o mais precioso dos dons: nossos corações.

Como podemos nos oferecer a Deus diariamente como primícias?

Podemos nos entregar a Deus todos os dias, reconhecendo Sua soberania em nossas palavras e ações. Podemos orar e convidá-Lo para guiar nosso dia, buscando sempre Sua glória em tudo o que fazemos.

Devemos lembrar que tudo é realizado não pela nossa força, mas pelo poder do Espírito Santo. Embora possamos nos sentir indignos, devemos lembrar que, por meio de Cristo, nos tornamos dignos do chamado para sermos filhos de Deus.

Imagine uma criança entregando aos pais um desenho de aparência abstrata, e o pai celebrando o presente, expondo-o na geladeira para que todos o vejam.

Da mesma forma, podemos sentir que não temos muito a oferecer ao Senhor do universo, mas somos Seus filhos. Qualquer oportunidade que tenhamos de dar a Ele o nosso melhor, de entregar a Ele os primeiros frutos de nossos esforços, é inestimável e altamente valorizada por nosso Pai celestial.

Se gostou destes versículos sobre as primícias, então veja também:

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Graduado em Qualidade e Professor de cursos de Pregação e Interpretação Bíblica, me sinto feliz em compartilhar estudos bíblicos com você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.