Versículos sobre a quaresma

A Quaresma é um período de reflexão e preparação espiritual para a Páscoa e por isso os Versículos inspiradores para transformar a sa quaresma são frequentemente buscados durante este período de 40 dias, quando a Igreja convida a todos para uma reflexão espiritual e renovação da fé. Afinal, este é um tempo de aprofundamento da vida cristã, marcado por práticas como jejum, penitência e caridade.

Versículos com Reflexões para Renovar sua Fé nesta Quaresma

1° Mateus 6:16-18

“Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.
Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.”

O versículo destaca a importância da humildade e sinceridade nas práticas espirituais. O jejum não é um ato para exibição, mas uma disciplina pessoal que aproxima os fiéis de Deus.

2° Romanos 10:9

“Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.”

A fé verbalizada e do coração é o foco desse versículo. A confissão de que Jesus é o Senhor e a crença na ressurreição de Jesus trazem a salvação.

3° Joel 2:12-13

“O Senhor Deus diz: “Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar.”

Este versículo nos convida a um arrependimento sincero e a voltar para Deus com todo o nosso coração. Afinal, ele nos lembra da bondade, misericórdia e paciência de Deus, que está sempre pronto para perdoar e não castigar

4° Salmos 1:1-2

“Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.”

Feliz aquele que encontra na lei de Deus seu norte, meditando-a dia e noite! Ao contrário dos que se perdem em caminhos tortuosos, este homem encontra felicidade genuína, trilhando um caminho de paz e retidão. Ou seja, a Quaresma nos convida a trilhar este mesmo caminho, abandonando as distrações do mundo e buscando a luz da palavra divina.

5° João 3:16

Versículo Quaresma João

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.”

Este amor infinito é a fonte de nossa esperança e salvação. Por isso, na Quaresma, somos chamados a contemplar este amor, reconhecendo a grandiosidade do sacrifício de Cristo e abrindo nossos corações à sua graça.

Encontre a Verdadeira Felicidade na Quaresma

6° 2 Coríntios 5:17-19

“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele.”

A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos.

Em Cristo, somos transformados em novas criaturas, livres das amarras do pecado e da morte. Mas é na Quaresma que é o tempo propício para acolher essa transformação, deixando de lado o velho homem e vestindo-nos do novo, com seus frutos de justiça, paz e amor. Já que, ao nos reconciliarmos com Deus por meio de Cristo, tornamo-nos instrumentos de sua misericórdia, anunciando a Boa Nova ao mundo.

7° Salmos 33:4-5

“Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.”

Ao exaltarmos o nome do Senhor juntos, reconhecemos sua grandeza e poder. A Quaresma é um tempo oportuno para fortalecer nossa fé e buscar a Deus com fervor, pois a sua palavra nos garante que ele nos ouve e nos livra de todos os temores, concedendo-nos paz e segurança.

8° Lucas 9:23-24

Versículo Quaresma Lucas

“Depois Jesus disse a todos: ‘Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará’.”

Seguir Jesus exige renúncia e compromisso. Durante a Quaresma, somos chamados a tomar nossa cruz e negar nossa vontade egoísta, assumindo a responsabilidade de viver os ensinamentos de Cristo. Afinal, ao entregarmos nossa vida a ele, encontramos a verdadeira felicidade e realização.

9° Deuteronômio 4:6

“Portanto, obedeçam fielmente a todas essas leis, e assim os outros povos verão que vocês são sábios e inteligentes. Quando ouvirem falar dessas leis, eles dirão: “Como é sábio e inteligente o povo dessa grande nação!””

obediência à lei de Deus é a chave para a sabedoria e o discernimento. E por isso que na Quaresma, nós devemos nos aprofundar no conhecimento da palavra divina, buscando discernir a vontade de Deus para nossas vidas. Ao seguirmos seus preceitos, tornamo-nos exemplos de sabedoria e fé para o mundo.

10° Mateus 4:1-2

“Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.”

Jesus, no deserto, enfrentou as tentações do Diabo. Contudo, é na Quaresma, onde devemos confrontar as nossas próprias fraquezas e tentações. Ou seja, é através do jejum, da oração e da meditação, encontramos força para resistir ao pecado e perseverar na fé.

11° João 17:17

Versículo Quaresma João 17

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

A palavra de Deus é a fonte de santificação. Na Quaresma, buscamos nos purificar através da leitura e meditação da Bíblia, permitindo que a verdade divina transforme nossos corações e mentes.

12° 1 Pedro 5:6

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.”

Humildar-se diante de Deus significa reconhecer nossa dependência dele. Na Quaresma, cultivamos a humildade através da oração, do jejum e da caridade, reconhecendo nossa pequenez diante da grandeza de Deus. Ao nos entregarmos à sua vontade, encontramos a verdadeira exaltação.

Ao longo da Quaresma, os Versículos inspiradores sobre a Quaresma nos guiam em uma jornada de transformação, convidando-nos à reflexão, arrependimento e conversão. Através da meditação da palavra divina, encontramos força para renunciar ao pecado, abraçar a cruz e seguir os passos de Jesus.
Quais foram os Versículos mais inspiradores sobre a Quaresma que tocaram seu coração? Compartilhe suas reflexões nos comentários.

Se você gostou destes versículos, então continue lendo:

Sobre o Autor

Jean Alex
Jean Alex

Jean tem MBA Gerenciamento de Projetos. Voluntário da Comunicação na Primeira Igreja Batista de Curitiba, Gerente de Projetos e Inovação, Empreendedor, Editor. Curitibano de coração! #followyourdream

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.