O Agir de Deus na História Humana é um tema fascinante que nos leva a uma jornada através dos tempos. Portanto, cada versículo bíblico nos revela um evento significativo, demonstrando o poder transformador e a magnitude do agir de Deus.

Explore o Agir de Deus na História

Por isso, convidamos você a embarcar nesta jornada espiritual, onde cada parada é um marco na história bíblica. Afinal, desde a criação do mundo em Gênesis até a promessa da Nova Jerusalém em Apocalipse, esses versículos ilustram a operação de Deus, proporcionando uma compreensão mais profunda de Seu amor e poder.

1. O Agir de Deus na Criação do Mundo

O Agir de Deus na criação do mundo

No começo Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 1:1

2. O Dilúvio Universal

O dilúvio durou quarenta dias. A água subiu e levantou a barca, e ela começou a boiar.

Gênesis 7:17

3. O Agir de Deus na Promessa a Abraão

Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.

Gênesis 12:2-3

4. A Libertação do Egito

Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o Senhor , com um vento leste muito forte, fez com que o mar recuasse. O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca. As águas foram divididas,

Êxodo 14:21

5. Os Dez Mandamentos: O Agir de Deus 

Deus falou, e foi isto o que ele disse: — Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo. — Não adore outros deuses; adore somente a mim. — Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações. — Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome.

— Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem na terra de vocês.

Em seis dias eu, o Senhor, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, o Senhor, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo. — Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando. — Não mate. — Não cometa adultério.— Não roube. — Não dê testemunho falso contra ninguém. — Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.

Êxodo 20:1-17

6. A Terra Prometida

Assim o Senhor Deus deu aos israelitas toda a terra que havia prometido aos seus antepassados. E, quando tomaram posse da terra, eles passaram a morar nela. O Senhor lhes deu paz com os povos vizinhos, conforme havia prometido aos seus antepassados. Nenhum dos inimigos conseguiu resistir, pois o Senhor deu ao povo de Israel a vitória sobre eles. O Senhor cumpriu todas as boas promessas que havia feito ao povo de Israel.

Josué 21:43-45

7. A Força de Sansão: O Agir de Deus

E Sansão orou ao Senhor , dizendo: — Ó Senhor , meu Deus, peço que lembres de mim. Por favor, dá-me força só mais esta vez. Deixa que eu, de uma só vez, me vingue dos filisteus, por terem furado os meus olhos. Então agarrou as duas colunas do meio, que sustentavam o templo. Com a mão direita numa coluna e a esquerda na outra, jogou todo o seu peso contra elas.

e gritou: — Que eu morra com os filisteus! Em seguida deu um empurrão com toda a força, e o templo caiu sobre os governadores e todas as outras pessoas. E assim Sansão matou mais gente na sua morte do que durante a sua vida.

Juízes 16:28-30

8. O Agir de Deus na Sabedoria de Salomão

eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois.

1 Reis 3:12

9. O Milagre de Elias

E o Senhor Deus respondeu à oração de Elias. O menino começou a respirar outra vez e tornou a viver.

1 Reis 17:22

10. A Cura de Naamã

Versículos Bíblicos que Ilustram o Agir de Deus na História - A Cura de Naamã

Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança.

2 Reis 5:14

Refletindo sobre o agir de Deus na história, percebemos que cada evento é um testemunho de Seu poder e amor. E por isso que desde a criação do mundo até a cura de Naamã, vemos Deus se movendo de maneiras surpreendentes e transformadoras. Afinal, Ele molda a história e guia Seu povo, sempre presente e atuante.

Mas, imagine se pudéssemos ver o agir de Deus em nossas próprias vidas como vemos em eventos bíblicos significativos. Ou seja como seria se reconhecêssemos Sua mão na criação do mundo ao nosso redor, ou Seu poder libertador em nossos próprios desafios? Afinal, o agir de Deus na história nos convida a buscar Sua presença em nossa própria jornada.

11. O Livramento de Daniel e o Agir de Deus

O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.

Daniel 6:22

12. O Chamado de Isaías: O Agir de Deus

Em seguida, ouvi o Senhor dizer: — Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: — Aqui estou eu. Envia-me a mim!

Isaías 6:8

13. A Promessa do Messias

Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”.

Isaías 9:6

14. O Arrependimento de Ninive

Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como tinha dito que faria.

Jonas 3:10

15. O Nascimento de Jesus

Hoje mesmo, na cidade de Davi , nasceu o Salvador de vocês — o Messias , o Senhor!

Lucas 2:11

16. O Batismo de Jesus

Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: — Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!

Mateus 3:16-17

17. A Transfiguração de Jesus pelo Agir de Deus

Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar: o seu rosto ficou brilhante como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz.

Mateus 17:2

18. A Ressurreição de Lázaro

Depois de dizer isso, gritou: — Lázaro, venha para fora! E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: — Desenrolem as faixas e deixem que ele vá.

João 11:43-44

19. A Última Ceia

Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: — Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês.

Lucas 22:19-20

20. A Crucificação de Jesus: O Agir de Deus

Versículos Bíblicos que Ilustram o Agir de Deus na História - A Cruscificação de Jesus

Quando ele tomou o vinho, disse: — Tudo está completado! Então baixou a cabeça e morreu.

João 19:30

Ao refletir sobre esses eventos, vemos a operação de Deus se desdobrando de maneiras surpreendentes. Primeiramente, temos o livramento de Daniel, um testemunho poderoso da proteção divina. Em seguida, o chamado de Isaías nos mostra como Deus convoca seus servos para cumprir Seus propósitos.

Além disso, a promessa do Messias em Isaías e o arrependimento de Ninive demonstram a misericórdia e a paciência de Deus. Afinal, Ele espera pacientemente pelo arrependimento e está sempre pronto para perdoar.

Posteriormente, com o nascimento e batismo de Jesus, vemos mais uma vez a operação de Deus na história humana de uma maneira completamente nova. A transfiguração de Jesus, a ressurreição de Lázaro, a Última Ceia e, finalmente, a crucificação de Jesus são momentos cruciais que revelam a profundidade do amor e sacrifício de Deus.

Por fim, cada um desses eventos nos convida a refletir: Como podemos ver a operação de Deus em nossas próprias vidas? Mas como esses momentos na história bíblica podem nos inspirar em nossa jornada espiritual?

21. A Ressurreição de Jesus pelo Agir de Deus

mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele foi posto.

Mateus 28:6

22. A Ascensão de Jesus

Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais.

Atos 1:9

23. O Pentecostes e o Agir de Deus

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.

Atos 2:4

24. A Conversão de Paulo pelo Agir de Deus

Mas na estrada de Damasco, quando Saulo já estava perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue? — Quem é o senhor? — perguntou ele. A voz respondeu: — Eu sou Jesus, aquele que você persegue. Mas levante-se, entre na cidade, e ali dirão a você o que deve fazer.

Atos 9:3-6

25. O Concílio de Jerusalém

Porque o Espírito Santo e nós mesmos resolvemos não pôr nenhuma carga sobre vocês, a não ser estas proibições que são, de fato, necessárias: não comam a carne de nenhum animal que tenha sido oferecido em sacrifício aos ídolos; não comam o sangue nem a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado; e não pratiquem imoralidade sexual. Vocês agirão muito bem se não fizerem essas coisas. Saúde a todos!”

Atos 15:28-29

26. A Esperança da Ressurreição

Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.

1 Coríntios 15:20-22

27. O Fruto do Espírito

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.

Gálatas 5:22-23

28. A Armadura de Deus e Seu Agir

Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.

Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz.

E levem sempre a fé como escudo , para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.

Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.

Efésios 6:10-18

29. O Amor Ágape e o Agir Divino

Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

1 Coríntios 13:4-7

30. A Nova Jerusalém e o Final do Agir Divino na História Humana

Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: — Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.

Apocalipse 21:1-4

Ao refletir sobre esses eventos, percebemos a operação divina se desdobrando de maneiras surpreendentes. No entanto, Desde a ressurreição de Jesus até a conversão de Paulo, vemos Deus se movendo de maneiras poderosas e transformadoras. Afinal, Ele molda a história e guia Seu povo, sempre presente e atuante.

Além disso, o Concílio de Jerusalém, a esperança da ressurreição, o fruto do Espírito e a armadura de Deus são momentos que revelam a profundidade do amor e sacrifício de Deus. Por isso, cada um desses eventos nos convida a refletir: Como podemos ver a operação divina em nossas próprias vidas?

Por fim, o amor Ágape e a Nova Jerusalém são o culminar da operação divina na história humana. Ou seja, eles nos lembram que o final da jornada é cheio de esperança e amor. Mas agora, imagine se pudéssemos ver a operação divina em nossas próprias vidas como vemos em eventos bíblicos significativos. Então, como seria se reconhecêssemos Sua mão na criação do mundo ao nosso redor, ou Seu poder libertador em nossos próprios desafios? Por isso, a operação divina na história nos convida a buscar Sua presença em nossa própria jornada.

Sendo assim, a operação divina na história nos convida a buscar Sua presença em nossa própria jornada. Então, por que não dar o próximo passo?

Se você gostou, então continue lendo e compartilhe com seus amigos e familiares!

Versículos sobre Adoção como um Conceito Espiritual na Bíblia

30 Passagens Bíblicas que Destacam a Aceitação Divina

25 Versículos Poderosos sobre Abnegação na Bíblia

30 Versículos Bíblicos que Falam sobre Abençoar e Ser Abençoado

20 Versículos Bíblicos que Celebram a Amizade Verdadeira

Amizade na Bíblia: 5 versículos + 4 exemplos de amigos

12 Versículos Bíblicos Poderosos sobre o Arrependimento

Sobre o Autor

Jean Alex
Jean Alex

Jean tem MBA Gerenciamento de Projetos. Voluntário da Comunicação na Primeira Igreja Batista de Curitiba, Gerente de Projetos e Inovação, Empreendedor, Editor. Curitibano de coração! #followyourdream

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.