WhatsApp

Sempre que o assunto é oração, logo nos recordamos das orações mais poderosas da Bíblia, que ficaram registradas como exemplo para nós. É imprescindível, não lembrarmos da oração do Salmo 91, ou da oração de Ana, que em meio a angústia e gemido do seu coração, orou ao Senhor e obteve resposta.

Deixando para nós um grande exemplo do poder da oração.

Essas orações da Bíblia não são apenas registros históricos; elas continuam vivas, ressoando com as lutas, alegrias e esperanças dos nossos irmãos primitivos.

Bem sabemos, que todos enfrentamos momentos em que é difícil encontrar as palavras certas para orar.

Por exemplo, quando estamos angustiados ou ansiosos, encontramos conforto nas sinceras orações de Davi nos Salmos.

O Salmo 23, “O Senhor é meu pastor; nada me faltará”, sempre me lembra que, mesmo nos meus momentos mais sombrios, Deus está me guiando, sustentando e protegendo.

E quando precisamos expressar nossos anseios mais profundos com honestidade, podemos nos voltar para o Salmo 51: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito reto.”

Essas orações da Bíblia por mais curtas que sejam, elas são importantes, pois ecoam em nossas almas, aproximando-nos da presença de Deus, de uma forma sobrenatural.

Orar a Bíblia é algo tão extraordinário porque nos liga diretamente com as promessas e a verdade de Deus. Ao orar as Escrituras, alinhamos nossos corações e mentes com a vontade soberana do nosso Pai Eterno, relembrando-nos de Sua fidelidade, amor e poder.

Esse ato de fé, tem o poder de transformar nossas orações, elevando-as de meros pedidos fracos e vazios, para declarações de fé e confiança.

Essas orações bíblicas também nos ensinam a interceder pelos outros. A oração de Jabez, por exemplo, em 1 Crônicas 4:10, talvez a oração mais curta da Bíblia. Mas que se transformou em um exemplo de um pedido ousado pela bênção e favor de Deus. Que podemos fazer por nossas famílias, igrejas e até por nós mesmos.

A seguir, apresento alguns tipos de orações poderosas da Bíblia , as quais são um tesouro inegostável, abrangendo todos os aspectos da vida. Desde bênção, proteção, libertação, salvação, sabedoria, ajuda, agradecimentos, louvores até lamentos e súplicas.

tipos de orações da Bíblia

1. Oração de Ana – 1 Samuel 2:1-10

A Oração de Ana, é uma das mais belas orações da Bíblia, feita em forma de louvor e gratidão a Deus. Ana, que anteriormente havia clamado ao Senhor por um filho, agora, em um ato de profunda adoração, expressa sua alegria e reconhecimento do poder de Deus.

Ela começa exaltando a Deus com as palavras: “Meu coração se alegra no Senhor; no Senhor meu poder é exaltado. Minha boca se gloria sobre meus inimigos, pois me deleito em tua libertação.”

Aqui, Ana reconhece que sua força e vitória vêm do Senhor, e não de si mesma. Essa declaração de fé mostra uma mulher que, em meio a uma grande provação, encontrou sua paz e alegria em Deus.

Ana continua declarando a santidade e a singularidade de Deus: “Não há ninguém santo como o Senhor; não há ninguém além de ti; não há Rocha como o nosso Deus.” Suas palavras nos lembram que Deus é incomparável. A verdadeira Rocha em quem podemos confiar, e que Ele é santo, distinto de tudo o que conhecemos.

Ao admoestar aqueles que falam com arrogância, Ana evidência a onisciência de Deus: “Não continue falando tão orgulhosamente, nem deixe sua boca falar com tanta arrogância, pois o Senhor é um Deus que sabe, e por ele as ações são pesadas.” Ela nos lembra que Deus conhece todas as coisas e que Ele é o justo juiz que pesa as ações de cada um.

Em sua oração, Ana também reflete sobre a justiça e a providência divina: “Os arcos dos guerreiros estão quebrados, mas aqueles que tropeçaram estão armados com força. Aqueles que estavam fartos se alugam para comer, mas aqueles que estavam famintos não têm mais fome.” Exaltando a capacidade de Deus de reverter situações e transformar o destino das pessoas, mostrando que Ele é soberano sobre todas as coisas.

Ana, que sofreu com a esterilidade, faz uma poderosa declaração de fé: “Aquela que era estéril deu à luz sete filhos, mas aquela que teve muitos filhos definha.” Essa afirmação é um testemunho do poder de Deus em trazer vida e prosperidade onde antes havia desespero e perda.

A oração continua reconhecendo a soberania de Deus sobre a vida e a morte, riqueza e pobreza, humilhação e exaltação: “O Senhor traz a morte e faz viver; Ele faz descer à sepultura e ressuscita. O Senhor envia pobreza e riqueza; Ele humilha e exalta.” Ana testemunha a capacidade de Deus de transformar qualquer situação, mostrando que Ele é o autor de toda a existência.

Ela finaliza sua oração com uma poderosa visão do cuidado e julgamento de Deus: “Ele guardará os pés dos seus servos fiéis, mas os ímpios serão silenciados no lugar da escuridão. Não é pela força que alguém prevalece; aqueles que se opõem ao Senhor serão quebrados.” Ana expressa sua confiança de que Deus protegerá os justos e trará justiça contra aqueles que se levantam contra Ele.

Ana conclui exaltando o futuro rei e o ungido do Senhor: “O Altíssimo trovejará dos céus; o Senhor julgará os confins da terra. Ele dará força ao seu rei e exaltará o poder do seu ungido.”

Sua oração profética antecipa a vinda do Rei. Que governará com justiça e poder, sendo um reflexo da fé de Ana em Deus e em Suas promessas.

2. Oração de Ezequias – 2 Reis 19:15-19

Ezequias, rei de Judá, quando confrontado pelo poder esmagador do exército assírio liderado por Senaqueribe, se volta para Deus em oração buscando socorro e proteção.

Ele começa sua oração reconhecendo a soberania de Deus: “Senhor, Deus de Israel, que estás entronizado entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra.”

Ezequias declara a grandeza e supremacia de Deus, afirmando que só o Senhor é o verdadeiro Deus, Criador de tudo o que existe. Esse reconhecimento é uma demonstração de fé e adoração, lembrando-nos de que, em tempos de angústia, devemos nos voltar para aquele que tem o controle sobre todas as coisas.

Ele então implora: “Dá ouvidos, Senhor, e ouve; abre os teus olhos, Senhor, e vê; ouve as palavras que Senaqueribe enviou para ridicularizar o Deus vivo.” Aqui, Ezequias apela para a justiça e honra de Deus, pedindo que Ele intervenha contra as blasfêmias proferidas pelo rei assírio.

Essa parte da oração reafirma a confiança de Ezequias de que Deus vê e ouve tudo, e que Ele não permitirá que Seu nome seja desonrado.

Ezequias reconhece a realidade do poder assírio, mas também a fraqueza dos ídolos das outras nações: “É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram estas nações e suas terras. Eles jogaram seus deuses no fogo e os destruíram, pois não eram deuses, mas apenas madeira e pedra, moldados por mãos humanas.”

Ele diferencia o Deus de Israel dos ídolos, reconhecendo que só o Senhor é o verdadeiro Deus, enquanto os deuses das outras nações não passavam de criações humanas incapazes de proteger seus adoradores.

Por fim, Ezequias faz um pedido direto e ousado: “Agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus.”

Ele clama por libertação não apenas para a sobrevivência de seu povo, mas para que todos os reinos da terra reconheçam a soberania do Deus de Israel.

Ezequias deseja que a ação de Deus seja um testemunho para as nações, demonstrando que o Senhor é o único Deus verdadeiro.

Em 2 Reis 20:3, encontramos Ezequias novamente em oração, desta vez em um momento de grande angústia pessoal, pois sua vida estava ameaçada por uma doença mortal. Ele clama: “Lembra-te, Senhor, de como andei diante de ti com fidelidade e com devoção de todo o coração, e fiz o que era bom aos teus olhos.”

Ezequias apela à sua integridade e fidelidade a Deus, buscando misericórdia e cura. Sua oração é acompanhada por lágrimas amargas, refletindo a profundidade de sua dor e sua total dependência de Deus.

3. Oração de Salomão – 1 Reis 3:7-9

A oração de Salomão pedindo à Deus por sabedoria, é uma das mais conhecidas da Bíblia. Em um momento tão magnífico de sua vida, ao ser coroado rei de Israel, Salomão mostra uma humildade e total dependência de Deus.

Salomão começa reconhecendo a grande responsabilidade que lhe foi confiada: “Agora, Senhor meu Deus, fizeste teu servo rei em lugar de meu pai Davi. Mas eu sou apenas uma criança e não sei como cumprir meus deveres.”

Aqui, ele admite sua inexperiência e a magnitude do desafio que tem diante de si. Ao se descrever como uma “criança”, Salomão não está apenas mencionando sua juventude, mas também a sua percepção de estar despreparado para liderar uma nação tão grande e complexa.

Ele continua expressando sua preocupação com a tarefa de governar o povo escolhido por Deus: “Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um grande povo, tão numeroso que nem se pode contar nem numerar.”

Salomão entende que está lidando com um povo especial, separado por Deus, e que a liderança dessa nação exige muito mais do que simples habilidades humanas. Esse reconhecimento leva Salomão a fazer um pedido específico e notável.

Seu pedido reflete um coração que busca a justiça e a sabedoria de Deus: “Portanto, dá a teu servo um coração discernente para governar teu povo e distinguir entre o certo e o errado. Pois quem é capaz de governar este teu grande povo?”

Salomão pede um “coração discernente”, desejando sabedoria para tomar decisões justas e corretas. Ele não pede riqueza, poder ou longa vida, mas sim a capacidade de governar com justiça e discernimento, o que agrada profundamente a Deus.

Essa oração de Salomão por sabedoria revela um líder que reconhece suas limitações e sabe que a verdadeira sabedoria vem de Deus. Sua humildade e dependência total do Senhor servem como um grande exemplo nos ensinando uma rica lição de como devemos agir, mediante situações diversas.

Salomão deixa a grande lição, que o sucesso em qualquer posição de liderança depende de um relacionamento de intimidade com Deus e de uma entrega à Sua vontade.

exemplos de orações da bíblia

4. Oração de Davi por favor – Salmo 60

“Ó DEUS, tu nos rejeitaste, tu nos espalhaste, tu te indignaste; oh, volta-te para nós. Abalaste a terra, e a fendeste; sara as suas fendas, pois ela treme. Fizeste ver ao teu povo coisas árduas; fizeste-nos beber o vinho do atordoamento. Deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, por causa da verdade. (Selá.) Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos; Deus falou na sua santidade; eu me regozijarei, repartirei a Siquém e medirei o vale de Sucote. Meu é Gileade, e meu é Manassés; Efraim é a força da minha cabeça; Judá é o meu legislador. Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato; alegra-te, ó Filístia, por minha causa. Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom? Não serás tu, ó Deus, que nos tinhas rejeitado? tu, ó Deus, que não saíste com os nossos exércitos?Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem. Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos.”

5. Oração mais bela da Bíblia por arrependimento – Salmo 51

“TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.”

6. Oração por misericórdia – Salmo 86

“INCLINA, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma. Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam. Dá ouvidos, SENHOR, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes. Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome. Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus. Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo. Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e as assembléias dos tiranos procuraram a minha alma, e não te puseram perante os seus olhos. Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade. Volta-te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva. Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me odeiam, e se confundam; porque tu, SENHOR, me ajudaste e me consolaste.”

7. Oração por proteção – Salmo 91

“AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”

8. Oração de fé por cura e milagre – Tiago 5:16

“E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”

5 Versículos sobre poder da oração na Bíblia

versículos sobre o poder da oração

“A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5:16)

“Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá.” (Marcos 11:24)

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6)

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.” (1 João 5:14)

“Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.” (Jeremias 29:12)

Se você gostou destas orações da Bíblia, veja também:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

"Sou mãe, esposa e serva, que ama fazer a obra de Deus. Já escrevi centenas de artigos para blogs cristãos, com o objetivo de espalhar o evangelho aos quatro cantos do mundo."

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.