No livro do Apocalipse, o apóstolo João recebeu uma visão de Jesus Cristo que incluía mensagens específicas para as sete igrejas na região da Ásia Menor, que hoje faz parte da atual Turquia.

Essas igrejas do apocalipse eram: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Cada uma dessas mensagens continha elogios, repreensões e exortações, com o objetivo de proporcionar lições valiosas sobre a condição espiritual e moral dessas comunidades cristãs do primeiro século e, ao mesmo tempo, oferecendo lições atemporais para os cristãos de todas as épocas.

Sendo assim, vamos nos aprofundar neste estudo sobre quais são as 7 igrejas da Ásia, qual o tema central, elogios, críticas, correções, julgamento, promessas e o significado de cada uma delas, bem como as lições que podemos aprender com cada uma das igrejas do Apocalipse.

igreja do apocalipse

1. Igreja de Éfeso

“ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:1-7)

Mensagem a Éfeso: “Abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2:4).

Elogios: Trabalho árduo, rejeitou o mal, perseverança e discernimento contra falsos apóstolos.

Críticas: Abandono do primeiro amor.

Correções: Arrependimento e retorno ao primeiro amor.

Julgamento: Ameaça de remover o candelabro, simbolizando o afastamento da presença de Cristo.

Promessas: Comer da árvore da vida no paraíso de Deus.

2. Igreja de Esmirna

“E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” (Apocalipse 2:8-11)

Mensagem a Esmirna: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10).

Elogios: Pobreza, mas riqueza espiritual; perseverança diante da tribulação e da pobreza.

Críticas: Não há críticas registradas.

Correções: Não há correções registradas.

Julgamento: Não há julgamentos registrados.

Promessas: Coroa da vida e isenção do dano da segunda morte.

3. Igreja de Pérgamo

“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” (Apocalipse 2:12-17)

Mensagem a Pérgamo: “Tenho, todavia, contra ti algumas coisas” (Apocalipse 2:14).

Elogios: Fidelidade na confissão do nome de Cristo.

Críticas: Tolerância com a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas.

Correções: Arrependimento e rejeição das práticas imorais e heréticas.

Julgamento: Guerra contra eles com a espada da boca de Cristo.

Promessas: Receber o maná escondido e um novo nome.

4. Igreja de Tiatira

“E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações. E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 2:18-29)

Mensagem a Tiatira: “Tão somente conservais o que tendes, até que Eu venha” (Apocalipse 2:25).

Elogios: Amor, fé, serviço, paciência e aumento de boas obras.

Críticas: Tolerância com Jezabel e sua influência sedutora para a idolatria e imoralidade.

Correções: Arrependimento e rejeição das práticas ímpias e heréticas.

Julgamento: Doença e tribulação para Jezabel e seus seguidores.

Promessas: Autoridade sobre as nações e a estrela da manhã.

5. Igreja de Sardes

“E AO anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3:1-6)

Mensagem a Sardes: “Tens nome de que vives, e estás morto” (Apocalipse 3:1).

Elogios: Uns poucos permaneceram fiéis.

Críticas: Falta de obras completas diante de Deus.

Correções: Arrependimento e fortalecimento daqueles que ainda restam.

Julgamento: Ameaça da volta repentina do Senhor.

Promessas: Vestes brancas, não apagar o nome do livro da vida e confissão diante do Pai e dos anjos.

6. Igreja de Filadélfia

“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3:7-13)

Mensagem a Filadélfia: “Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta” (Apocalipse 3:8).

Elogios: Obediência à palavra de Cristo e fidelidade.

Críticas: Não há críticas registradas.

Correções: Não há correções registradas.

Julgamento: Não há julgamentos registrados.

Promessas: Fazer deles uma coluna no templo de Deus, escrever sobre eles o nome de Deus, da cidade de Deus e o novo nome de Cristo.

7. Igreja de Laodiceia

“E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3:14-22)

Mensagem a Laodiceia: “Nem és frio nem quente” (Apocalipse 3:15)

Elogios: Não há elogios registrados.

Críticas: Mornidão espiritual, autossuficiência e falta de fervor.

Correções: Compra de ouro refinado pelo fogo, vestes brancas e colírio para os olhos.

Julgamento: Ser vomitado da boca de Cristo.

Promessas: Sentar com Cristo em seu trono e reinar com ele.

Significado histórico e atual das 7 Cidades descritas no Apocalipse

sete igrejas da Ásia
  1. Éfeso:
    • Significado histórico: Éfeso era uma cidade portuária importante e o centro comercial da Ásia Menor. Conhecida também por seu grande templo dedicado à deusa Artemis (ou Diana), uma das sete maravilhas do mundo antigo.
    • Situação atual: As ruínas da antiga cidade de Éfeso estão localizadas perto da moderna cidade de Selçuk, na Turquia. O local é uma atração turística popular devido às suas impressionantes ruínas, incluindo o Grande Teatro e a Biblioteca de Celso.
  2. Esmirna:
    • Significado histórico: Esmirna era uma cidade próspera e um importante centro comercial e cultural. Era conhecida por sua lealdade ao Império Romano e por sua beleza arquitetônica.
    • Situação atual: A moderna cidade de İzmir, na Turquia, está localizada no local da antiga Esmirna. Afinal, ela é uma das maiores cidades da Turquia e um centro econômico e cultural importante.
  3. Pérgamo:
    • Significado histórico: Pérgamo era uma cidade rica e poderosa, conhecida por seu grande altar dedicado a Zeus e sua biblioteca, que rivalizava com a de Alexandria.
    • Situação atual: As ruínas da antiga cidade de Pérgamo estão localizadas perto da moderna cidade de Bergama, na Turquia. O local é um importante sítio arqueológico e atrai visitantes de todo o mundo.
  4. Tiatira:
    • Significado histórico: Tiatira era uma cidade conhecida por sua indústria de tinturaria e sua produção de tecidos. Era também um centro de comércio e culto à deusa Tiatira.
    • Situação atual: O local da antiga Tiatira está localizado perto da moderna cidade de Akhisar, na Turquia. A cidade moderna é conhecida por sua indústria de cerâmica e como centro agrícola.
  5. Sardes:
    • Significado histórico: Sardes era uma cidade antiga e rica, conhecida por sua riqueza e luxo. Foi a capital do reino da Lídia e era famosa por seu palácio real.
    • Situação atual: As ruínas da antiga cidade de Sardes estão localizadas perto da moderna cidade de Salihli, na Turquia. O local é um importante sítio arqueológico e atrai visitantes interessados na história antiga da região.
  6. Filadélfia:
    • Significado histórico: Filadélfia era uma cidade conhecida por sua lealdade ao Império Romano e por seu amor fraternal. Era uma cidade estrategicamente localizada em uma rota comercial importante.
    • Situação atual: O local da antiga Filadélfia está localizado perto da moderna cidade de Alaşehir, na Turquia. A área é conhecida por sua produção de vinho e frutas.
  7. Laodiceia:
    • Significado histórico: Laodiceia era uma cidade rica e próspera, conhecida por sua indústria têxtil e seu banco. Era também famosa por suas fontes termais.
    • Situação atual: As ruínas da antiga cidade de Laodiceia estão localizadas perto da moderna cidade de Denizli, na Turquia. Por fim, o local é um sítio arqueológico em desenvolvimento e é frequentemente visitado por turistas interessados na história antiga da região.

Curiosidades sobre as 7 Igrejas da Ásia no Apocalipse

1. Quem fundou as sete igrejas da Ásia? As sete igrejas da Ásia foram fundadas pelos discípulos de Jesus Cristo, que foram enviados para pregar o evangelho na região após a ascensão de Jesus ao céu.

2. As 7 igrejas da Ásia ainda existem? As sete igrejas da Ásia mencionadas no livro do Apocalipse não existem mais como entidades organizadas nos mesmos locais e contextos históricos. No entanto, as áreas geográficas onde essas igrejas estavam localizadas ainda existem hoje na Turquia moderna. As cidades onde essas igrejas estavam localizadas, como Éfeso, Esmirna e Laodiceia, têm assentamentos modernos que podem ter comunidades cristãs contemporâneas, mas não como uma continuação direta das igrejas mencionadas no Apocalipse.

3. Onde fica as igrejas do Apocalipse hoje? As sete igrejas mencionadas no livro do Apocalipse estão localizadas na região da atual Turquia, que fazia parte da Ásia Menor na época em que o livro foi escrito. Aqui está a localização moderna de cada uma delas:

  • Éfeso: Próxima à moderna cidade de Selçuk, na província de Izmir, na costa oeste da Turquia.
  • Esmirna: Corresponde à moderna cidade de İzmir, uma grande cidade portuária na província de mesmo nome.
  • Pérgamo: Perto da moderna cidade de Bergama, na província de Izmir.
  • Tiatira: Próxima à moderna cidade de Akhisar, na província de Manisa.
  • Sardes: Perto da moderna cidade de Salihli, na província de Manisa.
  • Filadélfia: Correspondendo à moderna cidade de Alaşehir, na província de Manisa.
  • Laodiceia: Próxima à moderna cidade de Denizli, na província de mesmo nome.

4. Qual é o significado das sete igrejas? O significado das sete igrejas da Ásia no livro do Apocalipse reside em sua representação simbólica das diferentes condições espirituais e desafios enfrentados pela igreja universal ao longo da história. Contudo, cada uma das sete igrejas representa um tipo de igreja que pode ser encontrada em qualquer época e em qualquer lugar, refletindo diversos aspectos da vida espiritual e dos desafios enfrentados pelos crentes.

Resumo e Lição central das sete igrejas do apocalipse

sete igrejas da Ásia

As sete igrejas da Ásia, mencionadas no Apocalipse, representam diferentes aspectos da vida espiritual e dos desafios enfrentados pela igreja ao longo da história. Cada igreja recebeu uma mensagem específica de Jesus, revelando elogios, críticas e exortações.

Uma lição central deste estudo bíblico sobre as sete igrejas é a importância da fidelidade, perseverança e obediência à voz do Espírito Santo. A igreja de Filadélfia é um exemplo a seguir, caracterizada pela fidelidade, amor fraternal e obediência à vontade de Deus.

Portanto, devemos buscar ser como Filadélfia, mantendo nossa fé inabalável, servindo com amor e mantendo nossos corações abertos à orientação do Espírito Santo.

Que tal conferir mais temas interessantes como este? Então veja:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

"Sou mãe, esposa e serva, que ama fazer a obra de Deus. Já escrevi centenas de artigos para blogs cristãos, com o objetivo de espalhar o evangelho aos quatro cantos do mundo."

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.