A pregação expositiva é uma arte que exige diligência, estudo cuidadoso e, acima de tudo, uma profunda conexão espiritual com o texto bíblico.

Baseado no livro “Manual do Pastor Pentecostal”, neste artigo, exploraremos o processo de preparação de sermões expositivos em oito etapas fundamentais.

1. Leia, Medite e Ore

Antes de recorrer a qualquer recurso externo, mergulhe no texto das Escrituras. Leia-o minuciosamente, medite sobre cada palavra e ore pedindo compreensão e direção.

Este é um momento íntimo entre você e a Palavra de Deus, onde você anota pensamentos e questões que surgem.

Antes de consultar livros, leia quantas vezes for necessário para entender. Enquanto lê, peça ao Espírito Santo para te ajudar compreender as verdades bíblicas.

Alguém disse que a Bíblia é o único livro que você lê com o autor presente.

Etapas na Preparação de Sermões Expositivos

2. Consulte Comentários

Após a leitura inicial, é hora de expandir sua compreensão consultando uma variedade de comentários e recursos de estudo.

Tome abundantes notas para obter insights adicionais e perspectivas que possam enriquecer sua compreensão do texto.

Os comentários são ferramentas muito boas. Homens de Deus estudaram e podem compartilhar informações que talvez não temos.

Minha dica é consulte bons comentários bíblicos como por exemplo, Beacon e Wiersbe. São dois comentários bíblicos que eu recomendo.

Estudando as Palavras-chave

3. Desenvolva o Título, Assunto e Esboço

A próxima etapa é formular um título que seja fiel ao texto e, ao mesmo tempo, intrigante para o público. Além disso, você precisa desenvolver o assunto de maneira clara e concisa.

Pergunte se a mensagem pode ser expressa em uma única frase. Se de que seu esboço segue, certifique-se de uma progressão lógica e expositiva.

O título será como seu sermão resumido. Ou seja, ele deve informar sobre o assunto que você vai pregar. Não é uma regra começar pelo título, aliás, ele pode ser colocado por último. Mas, você precisa ter um tema em mente para a partir dele começar a desenvolver seu esboço da pregação.

4. Prepare Cuidadosamente da Introdução

A introdução é crucial para prender a atenção do público. Coloque as pessoas no contexto do texto e o texto na vida delas.

Então, gaste tempo nela. Certifique-se de que sua introdução seja envolvente e relevante para criar interesse desde o início.

Começar bem é essencial. Além disso, é nos primeiros minutos da sua pregação que você ganha as pessoas para ouvirem seu sermão.

Passos Essenciais para Preparar Sermões Impactantes

5. Planeje bem a Conclusão

Assim como a introdução, a conclusão é vital. Por isso, também é importante que você planeje com cuidado como pretende finalizar sua pregação.

Pense em uma avião que procura o melhor lugar para aterrissar. Da mesma forma, a conclusão precisa ser bem pensada.

Reflita sobre o tipo de apelo que você estará fazendo e o objetivo que busca atingir com sua mensagem. Pergunte a si mesmo o que deseja que as pessoas façam com a mensagem que foi pregada. Pois, isso te ajudará a planejar sua conclusão.

6. Use Sabiamente Ilustrações

As ilustrações são ferramentas poderosas, mas devem ser utilizadas com sabedoria. Certifique-se de que se encaixam naturalmente na mensagem e não pareça tenso. Ou seja, a ilustração deve clarear o assunto e não deixar a pessoa mais confusa. Use histórias para ilustrar pontos importantes, não apenas para contar histórias.

Ilustrações podem ser histórias bíblicas, testemunhos pessoais ou até um conto. Embora há diversidades de ilustrações, você precisa se atentar àquelas que contribuirão com a mensagem.

Só um alerta aqui. Tome cuidado ao contar testemunhos pessoais para não querer se sentir o “herói” da história. Lembre-se que, tudo deve ser para a glória de Deus.

versículos ideais para iniciantes na pregação

7. Organize a Estrutura Lógica

Os conectores são a espinha dorsal de uma boa exposição. Certifique-se de que sua linha de raciocínio seja clara, os pontos relacionados entre si e emanem naturalmente do assunto. Mantenha os pontos principais sucintos e simples de lembrar.

Por exemplo, se estiver falando de características de algo, então cada tópico precisa apresentar uma característica.

Outra coisa, se usar três pontos, tópicos ou lições, como queira chamar, use tópicos fáceis de se lembrar. Além disso, procure não exagerar no número de tópicos, como por exemplo, acima de 5.

É claro, depende do tipo de pregação, talvez seja necessário você apresentar 7 lições sobre… alguma coisa, no entanto, estes tópicos devem ser curtos.

Apóstolo Paulo e a oração

8. Banhe sua Mensagem com Oração e Unção

Antes de subir ao púlpito, certifique-se de que sua mensagem esteja impregnada de oração. Busque a unção do Espírito Santo para que sua pregação seja profética e verdadeiramente impactante.

Sua sensação ao pregar deve refletir a verdade de estar cumprindo uma função divina, proclamando a verdadeira Palavra de Deus para aquela ocasião específica.

Eu gosto de uma frase de John Wesley onde ele diz: “Põe fogo no seu sermão ou ponha seu sermão no fogo”.

Isso demonstra que devemos estar cheios do Espírito Santo para que nossa pregação tenha vida e transforme a vida de pessoas.

Aqui está de forma simples, mas objetiva, essas oito etapas para preparar e pregar. Seguindo essas dicas, certamente te ajudará entregar sermões expositivos que não apenas explicam o texto bíblico, mas também aplicam suas verdades à vida das pessoas de maneira significativa e transformadora.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Graduado em Qualidade e Professor de cursos de Pregação e Interpretação Bíblica, me sinto feliz em compartilhar estudos bíblicos com você.

0 Comentários

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.