WhatsApp

Entre os muitos incidentes do ministério de Eliseu, a história da purificação de Naamã é provavelmente a mais conhecida. Em apenas 15 versículos, lemos sobre a descoberta de sua lepra, um raio de esperança, e sua cura milagrosa.

Essa narrativa nos atrai porque reflete nossa própria experiência. Ao lermos sobre Naamã, nos colocamos em seu lugar.

No lugar de Naamã, é o nosso nome; no lugar da lepra, está o pecado; e no lugar do Rio Jordão, nos maravilhamos com “o lugar chamado Calvário” (Lucas 23:33), onde “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).

A história se divide naturalmente em cinco tópicos.

1. Naamã foi um grande homem

Algumas pessoas passam pela vida sem alcançar grandes feitos, enquanto outras conquistam fama e renome. Assim era Naamã (versículo 1).

Onde quer que fosse, era respeitado. Ele era “comandante… um grande homem… altamente considerado…” e, por meio dele, o Senhor havia realizado muito.

Além disso, era “um soldado valente”. Um grande homem de fato – corajoso, popular, confiável! Mas…

2. Naamã tinha uma doença grave

As últimas palavras do versículo 1 revelam que, por baixo de seu uniforme glorioso, Naamã carregava a terrível lepra. Você conhece alguém assim? Externamente, sucesso. Mas, por baixo, tragédia e tristeza.

“Um grande homem… mas ele tinha lepra”. Essa é sua história? Talvez apenas você e Deus conheçam a “lepra” oculta em seu coração – o pecado que outros não veem, mas que Deus enxerga (1 Samuel 16:7).

Essa é a realidade de muitos: pessoas decentes, morais, gentis, mas com corações pecaminosos. São descrentes, espiritualmente doentes, incapazes de adorar a Deus. Que chance têm de entrar no reino de Deus?

3. Naamã tinha uma gentil empregada em sua casa

Os versículos 2 a 4 nos contam sobre uma jovem que foi capturada e levada para longe de sua família. Mesmo em uma terra estranha, ela manteve sua confiança no Deus vivo. Mais do que uma crente, ela era uma crente que testemunhava.

Quando soube da lepra de Naamã, seu coração se encheu de compaixão, e ela sentiu a necessidade de compartilhar sobre o poder de Deus, capaz de curar seu mestre.

Os Naamãs haviam acolhido um “anjo” sem saber – como diz Isaías 11:6. O impressionante é que Naamã não foi orgulhoso demais para ouvir o testemunho da garota!

No versículo 5, vemos que o rei da Síria providenciou para que Naamã fosse à terra de Israel em busca da cura tão necessária. Se as almas doentes pelo pecado buscassem o Grande Médico! Naamã fez isso, mas observe que…

4. Naamã cometeu três erros graves

Naamã ouviu o conselho da jovem, mas falhou em seguir os detalhes importantes. Seus erros foram:

1. Pensou que poderia comprar a cura. O versículo 5 nos mostra que ele levou uma enorme quantia de dinheiro: prata, ouro e roupas. Um presente valioso! No entanto, todo o dinheiro do mundo não pode curar a lepra espiritual, que é o pecado. A salvação é um presente gratuito de Deus, e não algo que podemos comprar ou merecer – veja 1 Pedro 1:18-19, Romanos 3:20, Tito 3:5.

2. Foi ao lugar errado buscar cura. Em vez de procurar Eliseu, o profeta de Deus, Naamã foi diretamente ao rei (versículo 6). Hoje, muitos buscam a salvação em lugares errados: na confissão a um padre, no Espiritismo, em boas obras, ou até mesmo na filiação a uma igreja. Mas a cura do pecado só se encontra em Jesus – veja João 10:9 e Lucas 7:37-38, 48-50.

3. Queria ser curado à sua própria maneira. Quando Eliseu instruiu Naamã sobre o método de cura (versículo 10), ele reagiu com raiva e rejeitou a simplicidade do plano de Deus (versículos 11-12). Muitas pessoas hoje também querem fazer as coisas à sua maneira, mas os caminhos de Deus são muito diferentes – veja Isaías 55:8-9. No entanto, a maneira de Deus é simples e eficaz: somos salvos ao nos voltarmos (Isaías 45:22), chamarmos (Romanos 10:13), virmos (Mateus 11:28), acolhermos (Apocalipse 3:20), entrarmos (João 10:9), ou tocarmos (Mateus 14:36). Se você nunca fez isso, por que não tentar? – veja novamente o versículo 13!

5. Naamã foi curado por um milagre glorioso

Observe alguns pontos importantes no versículo 14:

1. Uma grande humilhação. Naamã teve que “descer”. Seu orgulho foi quebrado diante de seus oficiais e servos. Esse homem poderoso precisou se humilhar completamente. Da mesma forma, quem deseja a salvação deve estar disposto a renunciar o orgulho para receber a bênção.

2. Obediência perfeita. Eliseu ordenou que ele mergulhasse “sete vezes” (versículo 10), e assim Naamã fez. Enquanto ele mergulhava, podemos imaginar os observadores contando: “Um… dois… três…”. Mesmo após seis mergulhos, ainda estava leproso. Somente quando ele completou a obediência, no sétimo mergulho, o milagre aconteceu. A obediência completa a Deus é essencial – veja Romanos 10:9-10.

3. Uma cura completa. O versículo 14 nos conta que sua carne tornou-se como a de uma criança. A transformação foi total, assim como ocorre com aqueles que são feitos novas criaturas em Cristo – veja 2 Coríntios 5:17.

Além da cura física, há algo ainda mais maravilhoso: Naamã agora sabia que o Senhor era o verdadeiro Deus. No versículo 15, ele declara sua convicção e se compromete a servi-Lo e torná-Lo conhecido. Essa mudança espiritual é o maior milagre!

Leia também: 7 Lições da vida de Ana.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Graduado em Qualidade e Professor de cursos de Pregação e Interpretação Bíblica, me sinto feliz em compartilhar estudos bíblicos com você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.