Deus, em Sua santidade, anseia que nós também sejamos santos. À medida que nos tornamos mais santos, estabelecemos relacionamentos mais profundos com Ele. Mas, o que exatamente implica ser santo? A boa notícia é que não dependemos de nossas próprias forças para alcançar a santidade; Jesus nos encontra onde estamos e nos auxilia nesse processo.

Contudo, neste estudo bíblico, vamos aprender o significado da santidade, examinando o que a Bíblia nos ensina sobre esse tema e aprendermos como buscar a santidade em nossa vida diária.

Santidade na Bíblia

A definição bíblica de “santo” é alguém sagrado, separado espiritualmente para um propósito divino. No Antigo Testamento, a palavra hebraica “qodesh” é usada para “santo”, enquanto no Novo Testamento, a palavra grega “hagios” representa o mesmo conceito. Ambas as palavras indicam separação com o propósito de pureza.

Pessoas santas, no contexto bíblico, são aquelas que se dedicam a Deus, priorizando seu relacionamento com Ele. Que buscam viver uma vida separada do mundo secular, focadas somente naquilo que é sagrado.

A Bíblia afirma que Deus é santo. Em 1 Samuel 2:2, é proclamado que não há ninguém como o Senhor em santidade. Isaías 6:1-3 descreve anjos adorando a Deus por sua santidade nos céus. Salmos 29:2 exorta as pessoas a adorarem a Deus pela sua santidade.

De acordo com a Bíblia, Deus deseja que sejamos santos em nosso relacionamento com Ele. Ele nos instrui em Levítico 20:7-8 e Levítico 11:44 a sermos santos, pois Ele mesmo é santo. O apóstolo Pedro reforça essa ideia em 1 Pedro 1:15-16.

Hebreus 12:10-11, 14-15 revela que a santidade é necessária e ensina como buscá-la, destacando a disciplina como parte desse processo.

Temos ajuda para sermos santos através de Jesus, que nos transmite sua santidade quando confiamos Nele para nossa salvação, como explicado em 2 Coríntios 5:21. Jesus nos exorta em Mateus 5:48 a sermos perfeitos como nosso Pai celestial. Já em Lucas 1:68, 74-75 vemos a celebração do papel redentor de Jesus em nossas vidas para que possamos ser santos. Efésios 1:3-7 destaca as bênçãos espirituais que recebemos em Cristo e nossa predestinação para sermos santos. Hebreus 7:24-26 mostra que Jesus intercede por nós junto a Deus. Tito 3:3-7 enfatiza que é pela misericórdia de Deus que somos ajudados a ser santos, não por nossos próprios méritos.

O que é ser santo segundo a bíblia?

Assim, podemos ser santos vivendo vidas puras, como Deus nos chama e nos ajuda a fazer.

1 Tessalonicenses 4:7 aponta:

“Porque Deus não nos chamou para sermos impuros, mas para vivermos uma vida santa.”

Simplesmente temos que confiar em Jesus, que nos libertou do pecado, para nos ajudar a viver uma vida santa.

Romanos 6:19, 22 diz:

“…Assim como vocês costumavam se oferecer como escravos à impureza e à maldade cada vez maior, agora ofereçam-se como escravos à justiça que leva à santidade. …Mas agora que vocês foram libertos do pecado e se tornaram escravos de Deus, o benefício que vocês colhem leva à santidade, e o resultado é a vida eterna.”

Uma maneira pela qual Jesus nos ajuda a ser santos é mostrando-nos uma maneira simples de buscar a santidade, para que não precisemos ficar sobrecarregados ou desanimados ao tentar ser santos. Jesus nos diz simplesmente para nos concentrarmos em amar a Deus e amar as outras pessoas dia após dia.

Mateus 22:36-40 registra a resposta de Jesus quando questionado sobre a santa lei de Deus:

“’Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E a segunda é assim: Ame o seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos.’”

Jesus também nos ajuda com outras maneiras de buscar a santidade em nossa vida cotidiana. Ele está sempre disponível para confiarmos em busca de encorajamento e força em nossa busca por maior santidade.

Romanos 8:28-30 descreve como Deus nos confirma à imagem de Jesus à medida que crescemos em santidade:

“E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, que foram chamados segundo o seu propósito. Para aqueles que Deus de antemão conheceu, ele também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, para que ele fosse o primogênito entre muitos irmãos e irmãs. E aos que ele predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aqueles que ele justificou, ele também glorificou.”

Ser santo significa centrar a nossa vida em torno do nosso relacionamento com Jesus e seguir o seu exemplo de santidade da melhor maneira possível.

Ao longo do caminho, às vezes cometeremos erros, mas também continuaremos crescendo em santidade, desde que continuemos confiando em Jesus para nos ajudar.

Como Jesus nos diz em João 16:33:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

3 Maneiras de alcançar a santidade

dicas para alcançar a santidade

A busca pela santidade é uma jornada ao longo da vida que consistentemente nos leva mais perto de Deus. Aqui estão três maneiras principais de buscar a santidade dia após dia:

1. Reconheça a maravilhosa santidade de Deus

“Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?” (Êxodo 15:11)

À medida que somos atraídos pela admiração devido à santidade de Deus, somos motivados a nos aproximarmos Dele, crescendo nós mesmos em santidade. A Bíblia ressalta que viver com admiração a Deus é o começo da sabedoria, e quando vivemos com sabedoria, naturalmente nos tornamos mais santos.

2. Confesse e arrependa-se todos os dias

“ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (2 Coríntios 7:1)

Em vez de permitirmos que o pecado se acumule em nossas vidas e nos corrompa, devemos confessar diariamente nossos pecados a Deus e nos arrepender, afastando-nos do pecado e voltando-nos para Ele.

Ao fazermos essa escolha e aprendermos com nossos erros, nos purificaremos para nos tornarmos mais santos. Assim, à medida que encontramos novas tentações de pecar, podemos confiar em Deus para nos ajudar a vencer a tentação no futuro.

3. Pratique o fruto do Espírito

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22)

Também podemos regularmente pedir ao Espírito Santo que nos ajude a aumentar a santidade em nossas vidas, renovando nossas mentes.

Efésios 4:22-24 destaca:

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.”

O Espírito Santo nos auxiliará a renovar nossas mentes (Romanos 12:2) e a cultivar em nós atitudes de santidade, chamadas de fruto do Espírito.

Conclusão

A santidade é uma qualidade crucial de Deus, que Ele deseja que cultivemos em nossos relacionamentos com Ele. Apesar de cometermos erros neste mundo imperfeito, não há necessidade de preocupação quanto à inatingibilidade da santidade. Com a confiança em Jesus para nos auxiliar diariamente, podemos viver uma vida santificada. À medida que crescemos em santidade, nos aproximamos mais de Deus, um motivo verdadeiro para celebrarmos.

Que tal conferir mais temas interessantes como este? Então veja:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

"Sou mãe, esposa e serva, que ama fazer a obra de Deus. Já escrevi centenas de artigos para blogs cristãos, com o objetivo de espalhar o evangelho aos quatro cantos do mundo."

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.