O milênio emergiu como uma parte significativa dos estudos acerca do fim dos tempos e um tema central nos debates sobre as profecias bíblicas. Neste estudo sobre o milênio vamos nos aprofundar mais, explorando as escrituras sagradas para entender melhor o que é o milênio e como vai ser o reino milenar de Cristo.

“Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” (Apocalipse 20:2-3)

O que é o milênio na bíblia?

Um milênio são mil anos. A palavra “milênio” tem sua origem na tradução latina (mille) do texto grego (chilioi). O milênio bíblico será um período de paz, amor e irmandade, quando toda a natureza viverá na harmonia que era desejada no jardim do Éden.

O livro de Isaías 11:6-9 fala de um tempo, quando os animais domésticos, quando as serpentes não picarão mais. Uma criancinha poderá brincar em um ninho de cobra ou guiar feras selvagens sem ser atacada, enquanto as escolas militares fecharão e os suprimentos de guerra não serão mais fabricados. O dinheiro e os recursos que atualmente são destinados às guerras serão redirecionados para fins pacíficos.

Contudo, quando esse dia vier, todas as pessoas terão seu próprio pedaço de terra, seu próprio lar. Todos morarão em harmonia com seus vizinhos. Ninguém terá medo de ter os seus bens roubados. Haverá paz universal, pois o conhecimento do Senhor encherá a terra como as águas cobrem o mar.

Como vai ser o reino milenar de Cristo?

Eu vejo o milênio como um período de transição, no qual Jesus Cristo retornará à terra para demonstrar como seria a humanidade se o pecado nunca tivesse entrado no mundo. Ou seja, será um tempo em que Jesus Cristo reinará como rei, e o reino de Deus será estabelecido na terra. Haverá um único governo mundial sob a liderança de Jesus com estados-nações sujeitos a ele.

A bíblia, no entanto diz que representantes das nações virão a Jerusalém a cada ano:

“E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR. E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.” (Isaías 2:2-4)

“E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.” (Zacarias 14:16)

Leia também:

10 Versículos sobre Banquete: Reflexões Bíblicas

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

"Sou mãe, esposa e serva, que ama fazer a obra de Deus. Já escrevi centenas de artigos para blogs cristãos, com o objetivo de espalhar o evangelho aos quatro cantos do mundo."

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.