vaso nas mãos do oleiro

O profeta Jeremias estava vivendo uma fase muito difícil em sua vida e ministério. Deus o havia levantado como profeta naquela nação, porém, o povo tinha virado as costas para o Senhor, seguindo e adorando a outros deuses. Foi nesse ínterim que Deus se revela para Jeremias no capítulo 18, lhe convidando para descer e visitar a casa do oleiro.

Essa passagem, baseada na experiência de Jeremias na casa do oleiro nos deixa grandes e valiosos ensinamentos. A seguir veremos as 4 lições principais que podemos aprender com Jeremias e o vaso nas mãos do oleiro.

1. Não haverá direcionamento se não houver posicionamento

Levanta-te, e […]” (Jeremias 18:2a)

A primeira lição que aprendemos aqui com Jeremias é que o Senhor convida ele a se levantar, ou seja a tomar uma posição. Ninguém convida alguém que já está em pé a se levantar, mas sim quem está sentado ou deitado. O que eu aprendo aqui que para Deus começar a trabalhar nas nossas vidas, Ele precisa de um posicionamento. A partir do momento em que se posicionamos, Deus nos dá direcionamento. Acredite não haverá direcionamento se não houver posicionamento.

2. Somente na intimidade que Deus se revela

“…desce à casa do oleiro, e te farei ouvir as minhas palavras.” (Jeremias 18:2b)

A casa do oleiro significa lugar de intimidade, é somente na intimidade que Deus vai falar, somente lá no secreto que Deus vai revelar o extraordinário, é somente sendo íntimo de Deus que Ele vai mostrar o sobrenatural.

Jeremias precisou descer, e da mesma forma nós também precisamos descer. Quantas vezes ficamos pensando que já somos alguém, que oramos e o milagre acontece, que pregamos e o céu se abre, nosso ego começa a inflar, o orgulho, a arrogância, a falta de humildade começam a dominar os corações. Mas assim, como Jeremias Deus nos convida a descer, se humilharmos, porque todo o poder emana de Deus, se Ele fizer Ele é Deus, se não fizer continua sendo Deus.

Desça hoje pra o lugar de intimidade e Deus se revelará a vós.

3. Quebrado ou inteiro esteja nas mãos do oleiro

“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” (Jeremias 18:4)

A terceira lição que aprendemos com o vaso nas mãos do oleiro é que não importa se estamos quebrados ou inteiros, o importante é estar nas mãos do oleiro. É somente nas mãos do oleiro que vamos ser transformados em uma nova criatura. Deus jamais despreza aquilo que, aos olhos das pessoas, perdeu o seu valor, para Deus você nunca perde o seu valor.

Jamais ouse querer sair das mãos do oleiro, pois o vaso estando nas mãos do oleiro, está sendo trabalhado e aperfeiçoado para a boa obra.

4. Seja um vaso nas mãos do oleiro

“Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18: 6)

Quem somos nós, sendo apenas barro para contender com Deus, o próprio oleiro? Deus pergunta para Jeremias, se Ele poderia trabalhar em sua vida, da mesma forma que fez com o barro. E essa mesma pergunta soa para nós hoje, será que estamos dispostos a aceitar o convite do Senhor? Será que estamos dispostos a ser moldados pelo Senhor?

Na olaria de Jeová não fica nenhuma impureza, até chegar dia perfeito, o oleiro vai nos moldando. Decida hoje ser um vaso nas mãos do oleiro, ou seja, um instrumento pronto para ser usado por Deus.

Se você gostou deste estudo sobre as lições do vaso nas mãos do oleiro, então veja também:

Quem foi Jeremias na Bíblia? História e chamado do Profeta Chorão

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

"Sou mãe, esposa e serva, que ama fazer a obra de Deus. Já escrevi centenas de artigos para blogs cristãos, com o objetivo de espalhar o evangelho aos quatro cantos do mundo."

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.