WhatsApp

Se você é um cristão, certamente participa da Ceia do senhor, Santa Ceia, Eucaristia ou Comunhão, como alguns chamam. Em 1 Coríntios 11:23-34, temos o texto muito conhecido da igreja, que ensina sobre a Ceia.

Examinando este texto bíblico, quero compartilhar com você 6 lições desta passagem sobre a Ceia do Senhor.

O que a Ceia é…

1. É uma ordem do Senhor

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;” – (1 Coríntios 11:23)

Paulo diz que recebeu do Senhor. Ou seja, não foi invenção da sua cabeça e nem veio de homem algum. O próprio Deus revelou a Paulo que ensinou para a igreja.

Junto com o Batismo, a Ceia é uma ordenança para a igreja. Até hoje, as igrejas em todo o mundo celebram a Ceia como cerimônia significativa.

Portanto, sempre que participar da Ceia do Senhor, lembre-se que foi um ordem dada pelo próprio Deus.

2. É um ato de gratidão

“e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.” – (1 Coríntios 11:24)

Jesus é o nosso maior exemplo. Ele nos ensina que na Ceia, devemos ter um sentimento de gratidão. Ele tomou o pão e deu graças.

Devemos reconhecer que não merecemos participar da Santa Ceia, mas, Jesus pela sua infinita graça e misericórdia, nos deu esse privilégio.

Como salvos em Cristo, podemos participar da Ceia juntamente com nossos irmãos na fé. Por isso, devemos ser gratos a Deus.

3. É uma lembrança do que Jesus fez

…fazei isto em memória de mim.” – (1 Coríntios 11:24b)

A Ceia do Senhor nos ensina a olhar para o que Jesus fez por nós. É o momento de recordar sua vida entregue por nós atra nossa salvação.

Isso tem um significado poderoso. Não estamos fazemos em memória de homem algum, mas relembrando pelas escrituras o que nosso Salvador fez em nosso favor.

Sua vida é um exemplo. Suas palavras nos ensinam tanto. Suas obras nos inspiram a seguir o mesmo caminho imitando-as.

Portanto, quando participar da Ceia do Senhor, faça com gratidão e em memória Dele. Esse é um olhar para o passado.

4. É uma proclamação da vinda de Jesus

25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.” – (1 Coríntios 11:25-26)

Todas as vezes que participarmos da Ceia, estamos afirmando que Jesus virá outra vez. Esta é uma esperança de todo salvo em Jesus.

Wiersbe explica: “A volta de Jesus Cristo é a esperança da Igreja e de cada cristão. Jesus Cristo não apenas morreu por nós, mas também ressuscitou e subiu ao céu e, um dia, voltará para nos levar para junto dele. Não somos hoje tudo o que devemos ser; mas quando o vermos, “seremos semelhantes a ele” (1 João 3:2).”

O próprio Jesus falou muitas vezes que Ele viria. Passarão os céus e a terra, mas as palavras de Jesus não passarão. Ou seja, tudo o que Jesus prometeu, Ele cumprirá.

Então, ao participar da Santa Ceia, tenha isso em mente. Você está afirmando que acredita e espera a vinda do Senhor. Esse é um olhar para o futuro.

Leia também: Santa Ceia: 20 Temas para Culto + 4 Esboços de Pregações para Ceia do Senhor.

5. É um auto exame de nós mesmos

27 Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.” – (1 Coríntios 11:27-28)

A Ceia do Senhor nos ensina mais uma lição. Cada um deve examinar a si mesmo e não o outro. É como que você colocar um espelho em sua frente para se olhar.

É algo muito sério participar da Ceia com o coração despreparado. Também é algo muito grave receber a Ceia de maneira descuidada. “Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.” – (1 Coríntios 11:30).

Jesus nos ensinou “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?” (Mateus 7:3)

E ele condena os que querem corrigir os outros, mas não corrige a si próprio:

“Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7:5)

6. É uma oportunidade de comunhão

33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.34 Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for ter convosco.” – (1 Coríntios 11:33-34)

A Ceia do Senhor é uma oportunidade que a igreja tem de se reunir em um só propósito e coração. Afinal, somos um só corpo em Cristo.

Não há maior ou menor, bom ou ruim. Mas, Deus amou a todos e se entregou por todos. Como filhos de Deus, nosso Pai deseja que amemos uns aos outros.

Quando Paulo diz “esperai uns pelos outros”, ele estava ensinando que devemos pensar nos outros e não ter um sentimento egoísta.

Portanto, uma pessoa não pode tomar a Ceia se seu coração não estiver bem com Deus e como seus irmãos.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Graduado em Qualidade e Professor de cursos de Pregação e Interpretação Bíblica, me sinto feliz em compartilhar estudos bíblicos com você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.