A Bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres que exerceram uma liderança Cristã positiva sobre as pessoas e os acontecimentos ao seu redor, seguindo os princípios e os valores do Reino de Deus.
Ou seja, vamos ver seis desses exemplos e aprender com eles algumas lições sobre como praticar uma liderança cristã de forma eficaz.
1. Jesus: O líder Perfeito
Como líder perfeito, cumpriu toda a lei e os profetas sem pecar ou desviar-se do propósito divino. Portanto, Ele demonstrou ser um líder servo ao lavar os pés dos discípulos e se entregar na cruz pelos nossos pecados. Além disso, como líder ressurreto, venceu a morte e vive para sempre.
E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?
Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.
João 14:3-6
Sendo assim, Jesus nos ensina que um líder cristão deve ser perfeito como ele é perfeito, seguindo os seus passos e obedecendo aos seus mandamentos.
2. O Chamado Divino de Moisés
Moisés foi o escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito e conduzi-lo à terra prometida.
Por isso, Moisés era um líder humilde, que reconhecia suas limitações e dependia totalmente de Deus para guiar o seu povo. Afinal, ele também era um líder obediente, que cumpria fielmente as ordens de Deus, mesmo quando elas pareciam difíceis ou incompreensíveis.
Então o Senhor Deus respondeu a Moisés: — Agora você verá o que vou fazer com o rei do Egito. Eu vou obrigá-lo a deixar que o meu povo vá embora. Sim, eu o forçarei a expulsar os israelitas do seu país.
Exôdo 6:1
Sendo assim, Moisés nos ensina que um líder cristão deve ter humildade para reconhecer que precisa de Deus e obediência para fazer a sua vontade.
3. A Coragem e Fidelidade de Josué como Líder
Josué assumiu a liderança do povo de Israel após Moisés, já que ele foi o responsável por conduzir o povo à conquista da terra prometida, enfrentando inimigos poderosos e obstáculos gigantescos.
Demonstrando coragem, Josué não se intimidava diante das adversidades e depositava sua confiança no poder de Deus para vencer as batalhas. No entanto, ele também era um líder fiel, que se mantinha firme na aliança com Deus e incentivava o povo a fazer o mesmo.
Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor , seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”
Josué 1:9
Josué nos ensina que um líder cristão deve ter coragem para enfrentar os desafios e fidelidade para seguir a Deus até o fim.
4. Davi: Um Líder Moldado pelo Coração de Deus
Davi, o jovem pastor de ovelhas que se tornou o segundo rei de Israel, é uma figura inesquecível na Bíblia. Sua unção divina, ainda na juventude, prenunciava a grandeza que estava por vir. Ou seja, Davi não era apenas um líder, mas um homem de fé inabalável, coragem indomável e talentos múltiplos – guerreiro destemido, músico inspirado e poeta sensível.
Depois que tirou Saul, Deus pôs Davi como rei e disse isto a respeito dele: “Encontrei em Davi, filho de Jessé, o tipo de pessoa que eu quero e que vai fazer tudo o que eu desejo.”
Atos 13:22
Mas o que realmente distingue Davi é seu coração. Ele amava a Deus intensamente e buscava agradá-lo em todas as suas ações. Mesmo quando cometia erros, Davi não hesitava em reconhecê-los e buscar o perdão divino. Ele era um líder segundo o coração de Deus.
5. Ester Uma líder sábia
Ester foi uma jovem judia que teve um papel decisivo na salvação do seu povo, que estava ameaçado de extermínio por um decreto do rei. Ela era uma líder sábia, que sabia aproveitar as oportunidades e agir com prudência e discernimento.
Se você ficar calada numa situação como esta, do Céu virão socorro e ajuda para os judeus, e eles serão salvos; porém você morrerá, e a família do seu pai desaparecerá. Mas quem sabe? Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta!”
Ester 4:14
Ela também era uma líder corajosa, que arriscou sua vida para defender a causa do seu povo e interceder diante do rei. Ou seja, Ester nos ensina que um líder cristão deve ter sabedoria para tomar as decisões certas e coragem para defender os valores do Reino de Deus.
6. Paulo: O líder Moldado por Deus
Paulo foi um dos maiores apóstolos da igreja primitiva e um dos principais escritores do Novo Testamento. Ele foi um perseguidor dos cristãos, mas se converteu a Cristo após uma visão no caminho de Damasco.
Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.
Atos 20:24
Paulo se tornou um líder apaixonado, que pregava o evangelho com fervor e ousadia, enfrentando perseguições e sofrimentos por amor a Cristo. Mas também era um líder dedicado, que cuidava das igrejas que fundava, escrevendo cartas e visitando-as sempre que possível.
A liderança cristã é um dom de Deus e uma responsabilidade diante dele. Devemos buscar aprender com os exemplos bíblicos de liderança cristã que vimos neste artigo e aplicar as suas lições em nossa vida e ministério.
Se você gostou, então continue lendo e compartilhe com seus amigos e familiares!
10 Livros Essenciais para Líderes de Jovens na Igreja Evangélica
7 Livros para Fortalecer sua Vida de Oração
Top 5 Documentários Cristãos que Impactam Vidas
Conheça 5 Podcasts Cristãos que Irão Enriquecer sua vida Espiritual
10 Filmes Infantis Cristãos para Assistir em Família
Sobre o Autor
1 Comentário
aprendi muito com esse texto e pretendo levar essas lições para o meu dia a dia. A liderança cristã exemplificada por esses personagens da Bíblia pode ser uma fonte valiosa de orientação e inspiração, não apenas para líderes religiosos, mas para todos que desejam liderar com humildade, coragem, sabedoria e dedicação. São princípios universais que podem enriquecer nossas vidas.