Como seguir o exemplo de Jesus para uma liderança cristã eficaz

Muitas pessoas que iniciam na liderança cristã querem ser eficazes, capazes de influenciar, motivar e inspirar os outros. Mas como alcançar esse objetivo Será que existe um modelo de liderança cristã que possa nos orientar e nos ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para liderar com excelência?

A resposta para essa pergunta pode ser encontrada na Bíblia. Jesus é considerado o maior líder que já existiu e que existirá em todo o mundo. Sua liderança se destacou pelo amor, humildade, serviço, justiça e integridade. Ele não liderou através do poder, da força ou do medo, mas sim através do exemplo, da compaixão e da autoridade moral.

Os Princípios da Liderança Cristã

Os Princípios da Liderança Cristã
  • Visão: Jesus, sabia desde o início qual era o plano de Deus para a humanidade e como ele iria cumprir esse plano através da sua morte e ressurreição. Por isso ao longo dos anos, comunicou essa visão aos seus discípulos e aos que o seguiam, despertando neles um senso de significado e direção para que eles pudessem seguir, quando o líder já não estivesse mais com eles.

Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.

João 3:16
  • Relação: A sua relação com as pessoas eram permeada de sabedoria, autoridade e graça, e mesmo ao confrontar os indivíduos com a verdade e a justiça, fazia-o sempre com misericórdia. O perdão era sempre uma constante em sua conduta, oferecido com generosidade, humildade e paz. Além disso, Jesus tinha uma maneira única de se conectar com as pessoas, sempre ajundando-as independentemente do dia da semana e do que estava fazendo.

Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.

João 13:34
  • Ação: Jesus, sempre demonstrou desde criança quando se perdeu dos seus pais para ensinar no templo uma consistência notável com sua visão e seus relacionamentos, refletindo suas palavras em sua conduta e vice-versa. Seu amor pelas pessoas se manifestava em gestos tangíveis de serviço, compaixão e sacrifício, mesmo quando a lei proibia e realizava sinais e maravilhas que serviam como confirmação de sua mensagem e missão. Mesmo diante dos desafios e adversidades, mostrava coragem, fé e perseverança, e sua obediência à vontade do Pai era inabalável, culminando na entrega de sua vida na cruz.

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.

Lucas 19:10

Esses são alguns dos princípios da liderança cristã que podemos aprender com o exemplo de Jesus. Podemos obervar que eles nos mostram que a liderança cristã não é uma questão de posição, de status ou de poder, mas de caráter, de atitude e de serviço ao próximo. Afinal, um verdadeiro líder cristão está sempre pronto para agir em prol do próximo independentemente das circunstâncias e do momento.

A influência do Espírito Santo na Liderança do dia a dia

Mas como podemos fazer isso na prática? Como podemos aplicar esses princípios que Jesus nos ensina em nosso dia a dia, nas nossas famílias, nas nossas igrejas, nas nossas empresas, nas nossas comunidades? Como podemos ser líderes cristãos eficazes em um mundo tão complexo, tão competitivo e tão conflituoso nos dias atuais, onde qualquer questionamento pode ocasionar violência e até mesmo levar a uma guerra?

A resposta é mais simples do que você pensa e está ao nosso redor, bem mais próxima do que podemos imaginar. Nós precisamos confiar com fé no Espírito Santo.

Jesus, o Líder Perfeito

Jesus, o Líder Perfeito

Desse modo, como líder perfeito, Jesus cumpriu toda a lei e os profetas sem pecar ou desviar-se do propósito divino. Portanto, Ele demonstrou ser um líder servo ao lavar os pés dos discípulos e se entregar na cruz pelos nossos pecados. Além disso, como líder ressurreto, venceu a morte e vive para sempre.

E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.

Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?

Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

João 14:3-6

Portanto, convido você a se entregar ao Espírito Santo. Permita-se buscar Sua presença, sintonize-se para ouvir Sua voz e esteja disposto a seguir Sua orientação. Por fim, ore a Deus para que lhe revele o caminho que você precisa seguir para liderar na sua igreja, na sua empresa, na sua comunidade e no lugar mais importante… Na sua família!

Gostaria de fazer um convite para você… Após a leitura desde artigo, faça uma autoreflexão com a seguinte pergunta “O quão parecido eu sou como Jesus em minha liderança?”

Se você gostou, então continue lendo e compartilhe com seus amigos e familiares!

6 Exemplos Bíblicos de Liderança Cristã

10 Livros Essenciais para Líderes de Jovens na Igreja Evangélica

7 Livros para Fortalecer sua Vida de Oração

Top 5 Documentários Cristãos que Impactam Vidas

Conheça 5 Podcasts Cristãos que Irão Enriquecer sua vida Espiritual

10 Filmes Infantis Cristãos para Assistir em Família

20 Versículos Bíblicos que Inspiram o Altruísmo

Sobre o Autor

Jean Alex
Jean Alex

Jean tem MBA Gerenciamento de Projetos. Voluntário da Comunicação na Primeira Igreja Batista de Curitiba, Gerente de Projetos e Inovação, Empreendedor, Editor. Curitibano de coração! #followyourdream

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.