versículos bíblicos sobre os últimos dias para refletir o fim

Versículos bíblicos sobre os últimos dias nos alertam para a realidade dos tempos em que vivemos. Desde a ascensão de Cristo ao céu, estamos no Fim dos Tempos.

Estamos aguardando o retorno de Cristo e a derrota de Satanás de uma vez por todas, mas por enquanto devemos estar atentos para nos prepararmos. Deus graciosamente nos deu profecias e promessas através de Sua Palavra.

Como seguidores de Cristo, devemos levar a sério estes versículos e perguntar a Deus como podemos nos preparar para o retorno de Cristo.

1. Mateus 24:6

“Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.”

Quando ligamos a televisão, é quase inevitável não sermos confrontados com rumores de guerra ou relatos da realidade de conflitos armados. É perturbador refletir sobre todas as guerras que ocorreram desde quando lembramos de Mateus 24:6, mas Jesus tinha pleno conhecimento do futuro que estava por vir.

Embora a guerra seja assustadora e os rumores de conflitos possam gerar ansiedade, é importante lembrar estas palavras. Os conflitos entre os seres humanos não surpreendem Deus, e Ele não nos abandona durante esses tempos difíceis.

2. 2 Timóteo 3:1-5

“¹ Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
² Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
³ sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
⁴ traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
⁵ tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.”

Ao considerarmos essas características, é comum enxergá-las como falhas alheias, porém é crucial reconhecer que não estamos imunes a essas mesmas tentações. Por isso, é essencial buscar a proximidade de Deus diariamente.

Devemos pedir Sua ajuda para examinar nosso coração, identificar se estamos caindo em alguma dessas armadilhas e aprender como nos afastar delas para não sermos consumidos por elas. É fundamental observar atentamente o mundo ao nosso redor, pois pode se tornar rapidamente um reflexo dessas previsões.

3. 1 Coríntios 15:52-54

“⁵² num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.
⁵³ Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.
⁵⁴ Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: A morte foi destruída pela vitória.”

A morte não terá a última palavra – aleluia por isso! Jesus é o detentor da vitória, e ela se manifestará no momento e sob o comando Dele. Enquanto aguardamos aquele dia que chegará num instante, devemos ser persistentes em nossa busca por Ele e continuar compartilhando as boas novas do evangelho com os outros.

Dessa forma, eles também podem se regozijar e encontrar salvação por meio da vitória do Cordeiro.

4. Marcos 13:32

versículos bíblicos fascinantes sobre o fim dos tempos

“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai.”

Não é incomum encontrar grupos de pessoas tentando prever e fixar uma data específica no calendário para o retorno de Cristo. Ao longo dos séculos, a história testemunhou esses coletivos se reunindo, ansiosos por um dia determinado, apenas para ver o tempo passar sem a volta de Cristo. Isso não indica que Ele não retornará, mas sim que Ele está comprometido com Sua declaração em Marcos 13:32.

Somente o Pai conhece o momento exato do retorno de Jesus, e é crucial aceitar isso conforme Sua Palavra. Nesse sentido, devemos nos preparar enquanto aguardamos Sua vinda, pois ela acontecerá de forma inesperada, como um ladrão durante a noite.

5. Lucas 21:11

“Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.”

Nos últimos dias, os desastres naturais se multiplicarão, junto com a fome e outros terrores. Quando confrontados com essas situações, nossa primeira reação pode ser o desespero e o medo, mas não devemos ceder a esses sentimentos, pois nosso Deus é maior.

Ele está conosco durante a seca, a fome, os desastres e as tempestades. Ele cuida de nós e não estamos desamparados diante do que está por vir.

6. Lucas 21:25,26

“²⁵ Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações se verão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar.
²⁶ Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.”

Lucas 21 nos lembra mais uma vez que fenômenos naturais ocorrerão nos últimos dias. Embora isso possa nos surpreender, não é surpresa para Deus. Esses eventos fazem parte do plano maior profetizado na Bíblia e não significam o fim de tudo para nós.

Deus é quem tem a última vitória. Devemos estar atentos a esses sinais e continuar a nos preparar diligentemente para a segunda vinda.

Leia mais versículos por tema.

7. Joel 2:28-32

“²⁸ E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
²⁹ Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.
³⁰ Mostrarei maravilhas no céu e na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça.
³¹ O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
³² E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.”

O Senhor continua a revelar sonhos, visões e o Seu Espírito Santo ao Seu povo! Tanto Joel 2 quanto Atos 2 compartilham a promessa de que os filhos e filhas de Deus experimentarão essas maravilhas santas por meio do Seu Espírito.

Quase todas as narrativas da Bíblia incluem a experiência de um sonho, visão ou palavra profética concedida, demonstrando a fidelidade de Deus em vê-las se cumprir.

1 Tessalonicenses 5:19 nos lembra de não desprezar a profecia como crentes. Apesar de nossos receios, devemos avaliá-la e buscar a Deus para que Ele a cumpra no Seu tempo e à Sua maneira.

A volta de Jesus não é algo para temer, mas para celebrar e ansiar pela vitória de estar com Ele. O Senhor não deseja que fiquemos obcecados com o fim dos tempos, mas que estejamos vigilantes e preparados em nosso coração e em nossas ações.

Também devemos lembrar da Sua comissão para nós quando Ele ascendeu, para ir às nações e compartilhar as Boas Novas com os outros.

Busque a Deus para saber como você pode se preparar e contribuir para a obra do Reino aqui na terra enquanto aguardamos esse momento glorioso.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Graduado em Qualidade e Professor de cursos de Pregação e Interpretação Bíblica, me sinto feliz em compartilhar estudos bíblicos com você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.