Muitas pessoas que iniciam na liderança cristã querem ser eficazes, capazes de influenciar, motivar e inspirar os outros. Mas como alcançar esse objetivo Será que existe um modelo de liderança cristã que possa nos orientar e nos ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para liderar com excelência?
A resposta para essa pergunta pode ser encontrada na Bíblia. Jesus é considerado o maior líder que já existiu e que existirá em todo o mundo. Sua liderança se destacou pelo amor, humildade, serviço, justiça e integridade. Ele não liderou através do poder, da força ou do medo, mas sim através do exemplo, da compaixão e da autoridade moral.
Os Princípios da Liderança Cristã
- Visão: Jesus, sabia desde o início qual era o plano de Deus para a humanidade e como ele iria cumprir esse plano através da sua morte e ressurreição. Por isso ao longo dos anos, comunicou essa visão aos seus discípulos e aos que o seguiam, despertando neles um senso de significado e direção para que eles pudessem seguir, quando o líder já não estivesse mais com eles.
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
- Relação: A sua relação com as pessoas eram permeada de sabedoria, autoridade e graça, e mesmo ao confrontar os indivíduos com a verdade e a justiça, fazia-o sempre com misericórdia. O perdão era sempre uma constante em sua conduta, oferecido com generosidade, humildade e paz. Além disso, Jesus tinha uma maneira única de se conectar com as pessoas, sempre ajundando-as independentemente do dia da semana e do que estava fazendo.
Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.
João 13:34
- Ação: Jesus, sempre demonstrou desde criança quando se perdeu dos seus pais para ensinar no templo uma consistência notável com sua visão e seus relacionamentos, refletindo suas palavras em sua conduta e vice-versa. Seu amor pelas pessoas se manifestava em gestos tangíveis de serviço, compaixão e sacrifício, mesmo quando a lei proibia e realizava sinais e maravilhas que serviam como confirmação de sua mensagem e missão. Mesmo diante dos desafios e adversidades, mostrava coragem, fé e perseverança, e sua obediência à vontade do Pai era inabalável, culminando na entrega de sua vida na cruz.
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.
Lucas 19:10
Esses são alguns dos princípios da liderança cristã que podemos aprender com o exemplo de Jesus. Podemos obervar que eles nos mostram que a liderança cristã não é uma questão de posição, de status ou de poder, mas de caráter, de atitude e de serviço ao próximo. Afinal, um verdadeiro líder cristão está sempre pronto para agir em prol do próximo independentemente das circunstâncias e do momento.
A influência do Espírito Santo na Liderança do dia a dia
Mas como podemos fazer isso na prática? Como podemos aplicar esses princípios que Jesus nos ensina em nosso dia a dia, nas nossas famílias, nas nossas igrejas, nas nossas empresas, nas nossas comunidades? Como podemos ser líderes cristãos eficazes em um mundo tão complexo, tão competitivo e tão conflituoso nos dias atuais, onde qualquer questionamento pode ocasionar violência e até mesmo levar a uma guerra?
A resposta é mais simples do que você pensa e está ao nosso redor, bem mais próxima do que podemos imaginar. Nós precisamos confiar com fé no Espírito Santo.
Jesus, o Líder Perfeito
Desse modo, como líder perfeito, Jesus cumpriu toda a lei e os profetas sem pecar ou desviar-se do propósito divino. Portanto, Ele demonstrou ser um líder servo ao lavar os pés dos discípulos e se entregar na cruz pelos nossos pecados. Além disso, como líder ressurreto, venceu a morte e vive para sempre.
E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?
Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.
João 14:3-6
Portanto, convido você a se entregar ao Espírito Santo. Permita-se buscar Sua presença, sintonize-se para ouvir Sua voz e esteja disposto a seguir Sua orientação. Por fim, ore a Deus para que lhe revele o caminho que você precisa seguir para liderar na sua igreja, na sua empresa, na sua comunidade e no lugar mais importante… Na sua família!
Gostaria de fazer um convite para você… Após a leitura desde artigo, faça uma autoreflexão com a seguinte pergunta “O quão parecido eu sou como Jesus em minha liderança?”
Se você gostou, então continue lendo e compartilhe com seus amigos e familiares!
6 Exemplos Bíblicos de Liderança Cristã
10 Livros Essenciais para Líderes de Jovens na Igreja Evangélica
7 Livros para Fortalecer sua Vida de Oração
Top 5 Documentários Cristãos que Impactam Vidas
Conheça 5 Podcasts Cristãos que Irão Enriquecer sua vida Espiritual
Sobre o Autor
0 Comentários